Maricota prevê faturamento de R$ 100 mi

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Em 2011, ano em que completa duas décadas, a mineira Clap Industrial de Alimentos Ltda (Maricota Alimentos) prevê alcançar faturamento de R$ 100 milhões, resultado recorde da empresa. Caso seja alcançado, o montante representará um crescimento de 20% sobre os R$ 83,33 milhões movimentados em 2010. A aposta é no fortalecimento do mercado interno e da expansão do consumo no exterior.

 

"Nos últimos 6 anos, crescemos muito. Nos profissionalizamos e atacamos o mercado interno, atingindo mais pontos de venda. Já em 2010, mais que dobramos as exportações. Chegamos a países como Angola, França e a outras cidades dos Estados Unidos", disse o gerente nacional da Maricota, Fábio Cota.

 

Segundo ele, das 700 toneladas/mês que a fábrica localizada em Luz, no Centro-Oeste de Minas, produz de pão de queijo, cerca de 100 toneladas são comercializadas para outros países. A típica iguaria mineira representa hoje 90% das vendas da Maricota para o exterior.

 

Apesar de o pão de queijo ser sucesso entre os estrangeiros, Cota garantiu que outros itens têm menos espaço nesta conta não por serem largamente fabricados em outros países, mas sim por questões de legislação internacional. "Quando se exporta alimentos, são necessárias várias garantias e certificações", disse.

 

O gerente nacional da marca comentou que a exigência é tamanha a ponto de, entre os vários sabores de pão de queijo produzidos pela Maricota, somente o tradicional poder ser exportado.

 

Já no mercado interno, a Maricota está presente em todos os estados brasileiros, com exceção do Acre, Rondônia, Maranhão e Piauí. Entre os alimentos comercializados, estão mais de 50 itens, como pizzas, lasanhas, broas, bolinhos e doces.

 

Produção - Além das 700 toneladas/mês produzidas de pão de queijo, a marca mineira fabrica 300 toneladas/mês de pratos prontos e 30 toneladas/mês de salgados. A unidade fabril de Luz, instalada em um terreno com 30 mil metros quadrados, possui 8 mil metros quadrados de área construída. Ao todo, são gerados 300 empregos, sendo 260 na fábrica.

 

Do faturamento total da companhia, cerca de 40% são provenientes das marcas produzidas e embaladas para grandes redes, como Wal Mart, Seara, Carrefour e Grupo Pão de Açúcar.

 

Além da marca Maricota, a mineira atua hoje com outras duas linhas de produtos, a Pão de Minas e a Feito em Minas. Conforme o gerente nacional, outras duas marcas - Requinte Caseiro e Massa Mineira - pararam de ser produzidas no ano passado por motivos estratégicos. "Cada linha tem uma receita diferente e é complicado administrar muitas. Por isso, resolvemos nos focar em três", justificou.

 

O lançamento de novos produtos e a compra de máquinas estão nos planos da Maricota para 2011. Segundo Cota, a empresa está relançando no mercado um biscoito de queijo conhecido como "chipa". "Esta receita leva mais queijo e tem durabilidade maior que o pão de queijo tradicional", comparou.

 

A linha de pizzas também promete ganhar força este ano. Segundo o executivo, a Maricota irá investir cerca de R$ 200 mil em novas máquinas destinadas a esta linha de produtos.

 

Veículo: Diário do Comércio - MG


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