Adorado por adultos e crianças, o chocolate terá sabor mais amargo nesta Páscoa. Com o açúcar e o cacau mais caros desde o ano passado, os preços dos ovos e colombas chegarão aos supermercados com reajuste médio de 10%, segundo as fabricantes ouvidas pela equipe do Diário.
Para que a variação não fosse mais impactante, a compra de matéria-prima foi antecipada para segurar um pouco o valor dos produtos. A Pandurata, dona das marcas Bauducco e Visconti, comprou os insumos para panetones e colombas juntos.
Segundo o gerente de marketing de produtos sazonais, Rodrigo Mainieri, na comparação com 2010, o repasse de preços será de 6%. A produção da Pandurata para a data será 12% maior do que no ano passado.
Ainda em relação às colombas pascais, a Coop (Cooperativa de Consumo) pretende produzir 10,3 toneladas na central de panificação. O volume será 15% maior. Em relação aos ovos, serão colocados à venda 40 mil unidades de marca própria. A rede não informou se houve alta nos preços desses itens.
Segundo o gerente de marketing da são-caetanense Ben Hur, Sebastião Simões, a variação nos preços dos ovos de chocolate nesta Páscoa será de 5% a 10% devido à forte alta do cacau. Ele acrescenta que embalagens e brindes também encarecem o produto.
Mesmo assim, a expectativa para o período é positiva para a fábrica, que produz apenas nas épocas natalina e pascal. "Serão 30 toneladas nesta temporada, volume 30% maior do que no ano passado", detalha.
A Hershey''s, outra marca da Pandurata, minimizou o repasse da alta nos custos dos insumos na indústria. Segundo a gerente de marketing, Renata Vieira, os produtos estão 5% mais caros. "Não haverá novo reajuste no período da Páscoa", garante.
Tanto na Ben Hur quanto na Hershey''s, a época pascal representa fatia de 30% dos negócios durante o ano. As empresas salientam que a entrada de consumidores das classes C e D garantirá bons resultados nas vendas.
IMPORTÂNCIA
A suíça Nestlé e a norte-americana Mars (dona de M&M''s e Twix) destacam que a Páscoa é a principal época do ano para a categoria de chocolates, seguida de outras datas importantes como Natal e Dia dos Namorados.
A empresa suíça espera volume de vendas 5% mais neste ano. Seu portfólio de produtos foi ampliado para esta temporada, cujos itens do setor estarão à venda após o Carnaval.
Veículo: Diário do Grande ABC