Avanço no mercado de leite desafia a líder LBR

Leia em 1min 10s

A união, no fim do ano passado, entre Bom Gosto e Leitbom, que resultou numa das maiores empresas de lácteos do país, a LBR Lácteos Brasil, começa a provocar um rearranjo no setor. A empresa tem 12 marcas de longa vida - sendo Parmalat a principal delas - presentes em diferentes regiões do país, com cerca de 20% das vendas nacionais, a maior fatia do mercado. A BRF Brasil Foods vem a seguir, com cerca de 16%, e o restante está dividido entre quase 90 empresas.

 

A Lácteos Brasil processa mais de 2 bilhões de litros de leite por ano em 30 fábricas. Para especialistas, esses números trazem vantagens, mas também são desafio para a companhia. Há expectativa, entre especialistas no mercado de leite, que a empresa enxugue o número de marcas e de unidades de processamento para poder investir mais em marketing e obter maior sinergia entre elas. Ainda em fase de organização da nova companhia, Fernando Falco, presidente da LBR, acredita que não haverá necessidade de fechar fábricas.

 

Também se espera que o processo de consolidação no setor de longa vida continue. As cerca de 90 empresas controlam 160 marcas no país. Num mercado com três grandes empresas - Nestlé, Brasil Foods e Lácteos Brasil -, a expectativa agora é que laticínios com captação na casa de 500 milhões de litros de leite por ano e administração familiar sejam alvos de tentativas de aquisição.

 


Veículo: Valor Econômico


Veja também

Suzano cresce e marca território na AL

Papel: Com controle do Conpacel e da KSR, objetivo é conter avanço da concorrência e manter a lidera...

Veja mais
Grohe prepara compra de concorrente na China

A Grohe, fabricante alemã de metais sanitários, está comprando sua maior rival chinesa, numa inicia...

Veja mais
Indústria aumenta preços e sofistica linhas de produtos

O faturamento da indústria cresceu acima do ritmo da produção nos últimos meses. Enquanto a ...

Veja mais
Sobram vagas em padarias da região

Padeiros, confeiteiros, chapeiros, pizzaiolos e atendentes. Essas são algumas das vagas oferecidas pelas padarias...

Veja mais
Logística custa até 35% a mais no País

De acordo com Francisco Satkunas, integrante do Conselho Sênior da SAE Brasil (Sociedade de Engenheiros da Mobilid...

Veja mais
Companhia de Mauá foca no segmento de embalagens

A Cromus, fabricante de produtos de papelaria e embalagens para presentes, instalada em Mauá, reforçou o q...

Veja mais
Ovo de Páscoa fica até 10% mais caro neste ano

Adorado por adultos e crianças, o chocolate terá sabor mais amargo nesta Páscoa. Com o aç&ua...

Veja mais
Liquidações enfrentam tendência inflacionária

Apesar de contribuir com apenas 5,2% no IPC da Fipe, grupo de vestuário deve ser o único a ter varia&ccedi...

Veja mais
Maricota prevê faturamento de R$ 100 mi

Em 2011, ano em que completa duas décadas, a mineira Clap Industrial de Alimentos Ltda (Maricota Alimentos) prev&...

Veja mais