Venda de cosméticos e higiene sobe 12,6%

Leia em 2min 30s

O Brasil é o terceiro mercado consumidor do mundo – perde para os Estados Unidos e Japão. 


 
As empresas que fabricam itens de higiene pessoal, perfumaria e cosméticos apresentaram crescimento na receita de 12,6% em 2010, em relação a 2009, movimentando um total de R$ 27,5 bilhões. O presidente da Associação Brasileira da Indústria de Higiene Pessoal, Perfumaria e Cosméticos (Abihpec), João Carlos Basilio, afirma que o resultado representa o 15º crescimento real consecutivo do segmento na casa dos dois dígitos.
 


Mesmo assim, a alta poderia ter sido ser de 13,5%, se não fossem os problemas enfrentados pela gigante de cosméticos Avon no ano passado. "A piora do resultado da companhia pode ter reduzido o crescimento do setor", diz Basilio, sem dar mais detalhes.
 


Entre os principais motivos dos números positivos do segmento, afirma o presidente da Abihpec, está a alta na renda da população das classes D e E, que possibilitou a aquisição de itens principalmente em produtos de higiene. "Esses consumidores duplicaram a compra de protetores solares, enxaguatórios bucais e, em até 3%, o consumo de sabonetes em barra e cremes dentais".
 


O índice de aceitação de enxaguatórios bucais entre a população das classes D e E passou de 3%, em 2004, para 37%, em 2009; o protetor para o rosto, de 12% para 38%, no período. A classe A e B também alavancou o setor: o interesse pelo creme para o rosto subiu de 12% para 38%.
 


Para ele, o conceito de supérfluos da categoria é subjetivo. "As mulheres representam quase 50% da população economicamente ativa. Imagine se elas gostariam de ir trabalhar sem usar a tintura de cabelo. Só para citar um exemplo da importância do item: provavelmente a presidente Dilma Rousseff não teria sido eleita se usasse os cabelos brancos", opina Basilio. "Isso pode comprometer o sucesso na carreira profissional de qualquer consumidora".
 


Impostos – Um dos desafios do setor, afirma o executivo, é a alta carga tributária. Citando a tintura de cabelo mais uma vez: a soma dos tributos Programa de Integração Social (PIS), Contribuição para o Financiamento da Seguridade Social (Cofins), Imposto sobre Produtos Industrializados (IPI) e Imposto sobre a Circulação de Mercadorias e Prestação de Serviços (ICMS) resulta na incidência de 58% no preço final da mercadoria.
 


O Brasil é o terceiro mercado consumidor do mundo – perde para os Estados Unidos e Japão. "O Brasil pode perder o lugar para a China. Mas deve ganhar o espaço ocupado pelo Japão. Dessa forma, vai continuar sendo um dos três principais".
 


O investimento do setor em 2010, com recursos próprios, foi de R$ 9,2 bilhões. Em 2009, o montante registrado foi de R$ 6,6 bilhões. As prioridades foram a modernização do parque industrial, o marketing e a inovação tecnológica.

 

Veículo: Diário do Comércio - SP


Veja também

Torrefadores têm novas regras a partir do dia 22

A amostra do café será coletada para análise por fiscais federais diretamente nos pontos de venda ...

Veja mais
Varejo sente 'efeito-calendário'

Vendas no comércio apresentaram expansão nos primeiros dez dias de fevereiro. As transações ...

Veja mais
Itens orgânicos precisam de selo nacional

Em 2011, o selo nacional de produtos orgânicos passou a ser obrigatório e fiscalizado pelo governo.  ...

Veja mais
Ovo mais que perfeito

Cresce demanda por ovos orgânicos, que exigem selo do governo; chefs resgatam receitas triviais   Coloque o...

Veja mais
Real valorizado trava as exportações brasileiras de lácteos

O Brasil é, historicamente, importador de lácteos. Somente a partir de 2000, as exportações ...

Veja mais
Com alta no preço do feijão-fradinho, acarajé fica 80% mais caro na Bahia

Quem pretende saborear o mais tradicional quitute da Bahia vai ter que gastar mais. O preço do acarajé dis...

Veja mais
Acordo do algodão com EUA corre risco

Deputado quer interromper pagamento de compensações para produtores brasileiros   Está em ri...

Veja mais
Danone estuda aquisições em nutrição medicinal e água

A Danone, maior fabricante mundial de iogurtes, poderá adquirir empresas menores para se expandir nos mercados de...

Veja mais
Venda de esmalte sobe 23% e ranking muda

As líderes Risqué e Colorama perdem mercado e Impala cresce em período de gargalos no setor  ...

Veja mais