Máquina de Vendas cria joint venture

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Varejista e Losango firmam acordo para oferecer serviços financeiros e prevê faturar R$ 2 bi em 12 meses.

 

Depois de oito meses de negociação com os quatro maiores bancos privados do país, entre eles o Bradesco e o Itaú, a holding Máquina de Vendas S/A, detentora das bandeiras Ricardo Eletro, Insinuante e City Lar, criou um joint venture com a financeira Losango, pertencente ao Grupo HSBC. A nova empresa vai oferecer soluções de crédito. Segundo fontes de mercado, o banco aportou cerca de R$ 500 milhões no negócio.

 

De acordo com o presidente do Conselho de Administração da Máquina de Vendas, Luiz Carlos Batista, a expectativa é de que a parceria realize 2 milhões de transações/ano, totalizando faturamento de R$ 2 bilhões nos primeiros 12 meses de operação, o que significa um crescimento de 50% sobre o montante de crédito oferecido pelas três bandeiras (Ricardo Eletro, Insinuante e City Lar) no ano passado. Para 2012, a previsão é registrar uma expansão de 20% nos negócios e uma receita de R$ 2,4 bilhões.

 

Batista ainda revelou que, em função dessa e de outras estratégias que serão promovidas neste ano, a Máquina de Vendas prevê mais um recorde em 2011. "Devemos faturar R$ 6,3 bilhões."

 

O que pesou a favor do HSBC foi o longo relacionamento com cada uma das empresas que formam a rede varejista. A Losango já fornecia crédito para os clientes da Insinuante desde a década de 70. A financeira também já prestava serviços para a mineira Ricardo Eletro e a City Lar, do Mato Grosso.

 

Segundo informações da holding, a nova empresa (ainda sem nome), que será oficialmente criada nos próximos dias, vai oferecer cartões de crédito híbridos (que podem ser usados tanto dentro da rede Máquina de Vendas como no comércio em geral), crédito direto ao consumidor (CDC) e empréstimos pessoais a uma carteira de 15 milhões de clientes que pertencem à Máquina de Vendas, segunda maior varejista de móveis e eletroeletrônicos do país, perdendo apenas para a Nova Globex (Casas Bahia e Ponto Frio).

 

Lógica - A lógica do acordo, que tem duração de 18 anos, está em juntar a presença física da Máquina de Vendas, com suas 750 lojas em todo o país, e a expertise financeira da Losango, que terá equipes dedicadas a atender especificamente a rede varejista. Em outra frente, ficou e estabelecido que o HSBC passará a oferecer capital de giro e empréstimos para a Máquina de Vendas.

 

Além disso, o banco de informações sobre os clientes da Máquina de Vendas será usado pela nova empresa para aprimorar a análise de crédito dos clientes. "Podemos ter um score de crédito específico por região ou até por loja", disse Batista.

 

A Losango, que completa 40 anos em 2011, tem parceria com mais de 23 mil lojistas no Brasil em 2,6 mil municípios. Adquirida pelo Grupo HSBC em 2003, conta com um cadastro de 20 milhões de clientes. A empresa é líder de mercado no segmento de crédito direto ao consumidor, com 21% de participação.

 

Para ele, a ampliação da parceria com o HSBC "reforça a credibilidade do negócio e é um passo fundamental no caminho que traçamos para a fidelização dos 15 milhões de clientes do grupo". "O objetivo maior é fomentar o consumo e, ao mesmo tempo, oferecer mais crédito aos consumidores, principalmente os da classe C, que têm grande peso no faturamento da Máquina de Vendas. Vamos ter uma equipe dedicada a cuidar exclusivamente desta nova empresa", explicou o executivo.

 

Em princípio, a nova empresa a ser criada terá seis membros no conselho de administração, sendo três da Máquina de Vendas e os outros executivos do HSBC.

 

Abertura de capital - Ao criar uma nova empresa, a Máquina de Vendas também está se preparando para a abertura de capital, que ainda não tem data para acontecer. Com uma empresa dedicada ao varejo e outra ao gerenciamento de crédito, o grupo acaba se valorizando aos olhos dos acionistas.

 

Fundada em março de 2010, a Máquina de Vendas é uma holding constituída pela fusão entre a Insinuante (baiana), Ricardo Eletro (mineira) e a City Lar, do Mato Grosso. Atualmente, é o grupo varejista de maior presença no Brasil, estando presente em 23 estados, com 750 lojas.

 

Com 20 mil colaboradores e 15 milhões de clientes cadastrados, está entre as 250 maiores empresas varejistas do mundo. A história da parceria entre a Losango e as três redes começou em 1974, quando a Insinuante afiliou-se à promotora de vendas. Em 1989, foi a vez da Ricardo Eletro firmar a parceria. Dois anos depois, a City Lar passou também a operar com a Losango.

 

Veículo: Diário do Comércio - MG


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