O SIPCEP – Sindicato da Indústria de Panificação e Confeitaria no Estado do Paraná está empenhado na luta para desonerar o pão francês e assim abaixar o preço do produto para a população.
Em evento realizado pela ABIP – Associação Brasileira da Indústria de Panificação e Confeitaria, em Brasília, no dia 16 de fevereiro, o presidente do SIPCEP, Vilson Felipe Borgmann, representou o Paraná na reivindicação para redução da carga tributária do pão. Cerca de 12% do Congresso Nacional, sendo 66 deputados federais e 9 senadores, estiveram presentes e ouviram as necessidades do setor.
“Com a redução dos impostos, o maior beneficiado será a população brasileira de baixa renda, que vai poder aumentar o consumo do pão, um alimento essencial no dia a dia das pessoas”, diz Borgmann.
Segundo a Organização Mundial da Saúde – OMS – o consumo ideal de pão por habitante é de 60 kg por ano, mas a média brasileira é de apenas 33,50 kg. A média paranaense ultrapassa a nacional, com 42,9 kg, mas segundo Borgmann, a meta da panificação do Paraná é atingir o recomendado pela OMS.
Ao excluir o pão francês da base de cálculo de tributação do Simples, a queda do preço do produto será imediata. “A fome ainda assola os brasileiros e reduzir o preço do pão é uma forma de garantir o alimento básico na mesa dos que mais precisam”, afirma o presidente do SIPCEP.
Veículo: Revista Fator Brasil