A empresa alimentícia J. Macêdo, detentora da marca Dona Benta, quer elevar as vendas em em 7% a 10% neste último trimestre e, para isto, conta com a oferta de produtos da linha Sítio de Pica-Pau Amarelo, lançada no início do mês. A linha integra 16 produtos com os clássicos personagens do Sítio, obra de Monteiro Lobato, em acordo com a Globo Marcas. Para o último trimestre, a empresa está investindo R$ 1 milhão no licenciamento e na divulgação dos novos produtos.
"A turma do Sítio do Picapau Amarelo está no imaginário popular brasileiro e remete à infância saudável. Ela tem sinergia com a nova linha de produtos que desenvolvemos com o aval da marca Dona Benta", disse o diretor comercial da J.Macêdo, Marcos Póvoa.
De acordo com pesquisa realizada ano passado pelo Instituto Brasileiro de Opinião Pública e Estatística (IBOPE), encomendada pelo Instituto Pró-livro, os livros do Sítio do Pica-Pau Amarelo estão atrás apenas da Bíblia no imaginário popular brasileiro.
Monteiro lobato. Segundo o gerente de marketing da J. Macêdo, Jumar Pedreira, há tempos que a empresa procurava lançar produtos com os personagens de Monteiro Lobato. A empresa possui a marca Dona Benta desde 1978, voltada para produtos de cozinha, e há, no universo do Sítio do Pica Pau Amarelo, personagem cozinheira com o mesmo nome.
"A Globo Marcas, que detém os direitos de licenciamento dos personagens, faz a extensão da marca dos produtos para festas infantis e segmentos como alimento, higiene e diversos outros", explicou Pedreira.
Segundo ele, em 2007, foi aberta a possibilidade da J. Macêdo obter a licença em algumas categorias, mas a Yoki tinha, com os direitos sobre os bolinhos de chuva, era essencial ao nosso mix de produtos. "Já vislumbrávamos a parceria há muito tempo e estamos certos de que será duradoura", disse o diretor da Globo Marcas, José Luiz Bartolo, responsável pelos licenciamentos que envolvem a marca Sítio do Picapau Amarelo.
A J. Macêdo encomendou pesquisas de mercado à Jaime Toriano, empresa de assessoria de marcas, e desenvolveu produtos para a sua nova linha alimentícia, ingressando em novas categorias, como gelatinas e sobremesas.
"A marca Dona Benta Sítio do Picapau Amarelo é voltada para as mulheres e donas-de-casa que são mães ou cuidam de crianças", explicou Marcos Póvoa.
Veículo: Jornal do Commercio - RJ