Colgate compra Sanex da Unilever

Leia em 2min

A Colgate-Palmolive anunciou ontem a aquisição da marca Sanex, de desodorantes e sabonetes líquidos, controlada pela anglo-holandesa Unilever, por € 672 milhões. A transação expandirá a sua linha de cuidados pessoais na Europa.

 

Paralelamente, a Unilever informou a compra da unidade de produtos de limpeza de roupas da Colgate na Colômbia, por US$ 215 milhões. A operação inclui a aquisição das marcas Fab, Lavomatic e Vel - nenhuma é comercializada hoje no Brasil.

 

A empresa americana vem afastando seu foco de atuação dos produtos de limpeza de roupas para se concentrar em categorias como cuidados pessoais, higiene bucal e nutrição de animais de estimação.

 

"A aquisição fortalecerá as posições da Colgate nas categorias de desodorantes e sabonetes líquidos em vários países-chaves na Europa e todos nossos negócios de cuidados pessoais na região", disse o executivo-chefe da Colgate, Ian Cook.

 

Além da marca de pastas de dente, a Colgate é dona dos sabonetes antibacterianos Protex e dos sabonetes líquidos Palmolive, ambos comercializados no país. Fora do Brasil, a companhia vende itens como os sabonetes Irish Spring e a linha pós-barba Skin Bracer.

 

A Unilever havia comprado a Sanex da Sara Lee em 2009, como parte de uma aquisição mais ampla, que também incluiu a marca de gel de cabelo Brylcreem e de espuma para banho Radox.

 

As autoridades reguladoras europeias determinaram a venda da marca Sanex como condição para aprovar a aquisição pela Unilever. As operações da Sanex incluem sabonetes líquidos corporais e desodorantes vendidos principalmente na Europa Ocidental. No Brasil, a linha Sanex não é comercializada.

 

A Colgate calcula que o negócio aumentará o lucro líquido em 4% em 2011, com a venda das marcas na Colômbia, e em 1% em 2012. A Unilever não apresentou estimativas a respeito.

 

O executivo Michael Polk, presidente de categorias da Unilever, disse que a operação de compra das marcas de detergente em pó na Colômbia "melhorará significativamente a posição [da empresa] em um dos maiores mercados de detergentes da América Latina".

 

O anúncio das empresas acontece num momento em que a Colgate, a Unilever e outras fabricantes de bens de consumo se deparam com o aumento nos preços das commodities e novas pressões nos custos, levando as companhias a buscar novos ganhos de sinergia.

 


Veículo: Valor Econômico


Veja também

Valorização estimula o cultivo de cebola

Parte dos agricultores do Alto Paranaíba já antecipou o plantio de olho na alta do produto.   A col...

Veja mais
Preço da batata aumenta 75%

Cotação do tubérculo no Sul de Minas dispara com a aproximação do fim da 1ª safr...

Veja mais
Italac planeja construir nova unidade de lácteos

O laticínio Italac, o quinto maior na captação de leite no país, estuda a construç&at...

Veja mais
Assaí amplia ação para a Páscoa

A rede Assaí, cujo foco são as pequenas empresas em geral, que se utilizam das compras por atacado, refor&...

Veja mais
Ipem lança cartilha sobre postos de combustíveis

Com presença da secretária da Justiça, Eloisa de Sousa Arruda, o Ipem-SP lança a cartilha "I...

Veja mais
Farinha de trigo comum se valoriza no mercado interno

Indústrias de pães, massas e biscoitos consultadas pelo Cepea afirmam que já têm negociado a ...

Veja mais
Caça aos alimentos japoneses

O terremoto seguido de ondas gigantes que atingiu o Japão em 11 de março causou uma “corrida” ...

Veja mais
Preço dos têxteis subiu até 25% nos últimos 12 meses, diz Abit

Nem mesmo a previsão de que a safra brasileira deste ano será recorde deve fazer os preços do algod...

Veja mais
Porta a porta atrai Polishop e Unilever

O crescimento do negócio de venda porta a porta, mais conhecido como venda direta, atrai players de diferentes se...

Veja mais