Exportações impulsionam expansão da Pharma Néctar

Leia em 2min 20s

Ao contrário de muitas empresas brasileiras, que estão apresentando bons resultados com o aquecimento da demanda interna, o grupo Pharma Néctar, composto por farmácia de manipulação e indústria de produtos apícolas e fitoterápicos, sediado em Belo Horizonte, registrou crescimento de 15% em 2010 ante o exercício anterior, impulsionado pelas exportações de um produto típico brasileiro - o própolis, além de uma linha composta de mais 40 produtos à base de ervas brasileiras, que têm grande aceitação em 25 países do mundo.

 

Da produção, 90% são destinadas ao mercado externo. O principal parceiro da empresa é o Japão. "Hoje cobrimos 15% do mercado japonês. Os embarques para o país correspondem a 40% do nosso faturamento", afirmou o diretor da Pharma Néctar, José Alexandre Silva de Abreu.

 

Com o dólar cotado a R$ 1,65 em média, ele não tem como mensurar o índice de crescimento que pretende registrar neste ano, mas adianta que a desvalorização do dólar frente à moeda japonesa (iene) garante um bom preço dos produtos "na terra do sol nascente".

 

Na prática, o que acontece é que para o importador japonês, o produto brasileiro chega com preço ainda mais competitivo. "Eu não vendo commodities. Com o tempo, criamos uma linha diferenciada de produtos para as quais a variável preço não é a mais considerada pelos consumidores. A nossa proposta é oferecer valor para os clientes", explicou.

 

Diferente do que acontece no Brasil, a fitoterapia é muito valorizada no Oriente", ressaltou o empresário. Para os negócios, essa foi a "receita" certa, já que os embarques para o país aumentaram consideravelmente neste mês.

 

Produto - O carro-chefe da companhia é o produto Prosta Control, mistura de extrato de açaí com pólen de flores, própolis e outras ervas nacionais, indicado para prevenir problemas na próstata. "Os produtos à base de plantas brasileiras chamam a atenção em todo o mundo. Mas, para garantir isso, temos extremo cuidado com os padrões de qualidade", destacou. Outro é o Propor Lady, que auxilia as mulheres nos períodos de Tensão Pré-Menstrual (TPM) e também na época da ovulação. Já nos Estados Unidos, a empresa faz sucesso com o gel dental ultranatural, que pode ser ingerido como alimento por não ter conservantes, derivados de petróleo, abrasivos ou flúor.

 

A necessidade de explorar o bom momento do mercado interno foi ressaltada por Abreu. Entretanto, a burocracia e o altíssimo nível de exigências da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) e do Ministério da Agricultura estão retardando o plano. Para o empresário, enquanto os outros países do mundo têm tentado desregulamentar ao máximo, o Brasil avança na direção contrária da hiper-regulamentação. Atualmente, a empresa tem 48 empregados.

 

Veículo: Diário do Comércio - MG


Veja também

Brasil discute a importação de trigo

Ideia é escalonar compras em períodos que não afetem os preços do produto brasileiro. &nbs...

Veja mais
Empresa prepara novos produtos para a Páscoa

O excelente momento do negócio é rodeado por um constante desafio: inovar apresentando à clientela ...

Veja mais
Novo salário mínimo paulista é sancionado pelo governo

O governador paulista, Geraldo Alckmin, sancionou na sexta-feira (1º) a lei que determina os novos pisos salariais ...

Veja mais
Colheita de soja chega a 92% da área do Mato Grosso

A colheita de soja em Mato Grosso está na reta final. De acordo com dados do Instituto Mato-grossense de Economia...

Veja mais
Conab fiscaliza todos estoques do governo

Começou na semana passada e deve terminar no dia 16 de abril a segunda etapa de fiscalização dos es...

Veja mais
MissBela surge para converter salões de beleza

No universo do mercado de produtos e serviços na área de beleza e tratamentos estéticos, os engenhe...

Veja mais
Cade precisa dar aval a novo acordo da Nestlé

Favorável à realização de conciliações com empresas que têm processos co...

Veja mais
Leite valoriza 3% em março e projeção é de mercado forte

Em março, o preço pago pelo leite aos produtores (referente à produção entregue em fe...

Veja mais
Coop ganha prêmio internacional com iniciativas estratégicas de gestão de clientes

Com consultoria da Peppers & Rogers Group, faturamento recebeu incremento de R$ 38 milhões   A Coop &n...

Veja mais