Bombril busca espaço no setor de cosméticos

Leia em 3min 10s

Grupo terá unidade separada para o segmento e duas novas marcas até o ano que vem

 


A Bombril anunciou ontem o início da sua atuação no ramo de beleza. A compra de 75% das marcas da Ecologie, por R$ 15 milhões, será o pontapé inicial de uma estratégia que o presidente do conselho de administração da companhia, Ronaldo Sampaio Ferreira acalentava há cinco anos: ganhar espaço no setor de cosméticos, que fatura mais de R$ 15 bilhões ao ano no País.

 

Após um processo equivocado de venda da empresa a um grupo italiano e de muitas brigas societárias, o executivo - filho do fundador da empresa, Roberto Sampaio Ferreira - voltou à Bombril em 2006, já com a ideia da linha de cosméticos. "Se o BNDES me liberasse dinheiro, compraria uma empresa maior", diz, citando entre as candidatas a Ox, do Grupo Bertin.

 

Para o presidente do conselho, se a Bombril não tivesse sofrido tantos reveses nos anos 1990, a decisão sobre a entrada em cosméticos e beleza teria vindo muito antes. "Sempre tive essa ideia na minha cabeça. Era uma decisão que poderia ter sido tomada há 20 anos", afirma.

 

Segundo a companhia, no entanto, a pequena Ecologie - que faturou R$ 18 milhões no ano passado - será suficiente para montar um bom portfólio inicial de produtos: serão 120 itens, a maioria de cuidados para o cabelo. Como a escala é pequena, a Bombril já desenvolve internamente duas outras marcas complementares: uma para adolescentes, a ser lançada em setembro, e outra para mulheres acima de 40 anos, prevista para 2012.

 

Parcimônia. No curto prazo, os objetivos da Bombril para o novo segmento ainda são modestos. Segundo o diretor de marketing da empresa, Marcos Scaldelai, a ideia é atingir receita de R$ 50 milhões em 2012, o que representará apenas uma pequena fração do faturamento com a linha de limpeza, que deve chegar a R$ 1,5 bilhão neste ano.

 

O executivo diz que a companhia passará dois anos testando a aceitação das linhas da marca. Por isso, no curto prazo, a venda dos cosméticos Ecologie deverá ficar restrita às farmácias e supermercados de médio porte. A produção também não exigirá grandes investimentos: a exemplo da Ecologie, as demais linhas de cuidado com o corpo terão fabricação terceirizada.

 

Por enquanto, o principal sinal da aposta do grupo no setor de cosméticos é estrutural. Nos próximos meses, a Bombril vai criar uma holding com duas empresas, uma dedicada aos cosméticos e outra aos cuidados com o lar. Até 2012, a companhia pretende ainda entrar em dois novos segmentos: lançará linhas de cuidados com animais de estimação e de limpeza de veículos.

 

Para Scaldelai, além da possibilidade de receita - ele diz que o mercado de limpeza cresce 12% no País, contra 18% da expansão dos cosméticos -, o novo segmento é uma chance de rejuvenescer a marca Bombril. Por isso, a "marca-mãe" constará discretamente nas embalagens das linhas de cosméticos.

 

Passada a fase de testes da nova empreitada, que vai até 2012, o executivo diz que a meta é investir na construção das marcas - algo obrigatório no setor de beleza. "Vamos investir 15% da receita líquida em publicidade."

 

Olhos abertos

 

MARCOS SCALDELAI
DIRETOR DE MARKETING E P&D DA BOMBRIL

"Mantivemos conversas com várias empresas e fizemos pesquisa de marcas. Ainda temos negociações em curso, que poderão ser concretizadas no segundo semestre."

 


Veículo: O Estado de S.Paulo


Veja também

Varejo tem melhor Dia das Mães desde 2003

Apesar das taxas de juros mais altas, o comércio varejista teve o melhor Dia das Mães desde 2003, com aume...

Veja mais
Participação de importados no consumo sobe a 21,6%

O Coeficiente de Importação (CI), índice que mostra a participação das importaç...

Veja mais
Carrefour oferece desconto

Até o dia 29 de maio, a rede de supermercados Carrefour terá cerca de 300 produtos da linha infantil com d...

Veja mais
Extra supera expectativa com venda de eletros

O Extra supermercados tem como carro-chefe no Dias das Mães a venda de produtos eletroeletrônicos. A linha ...

Veja mais
Quase 65% do consumo no Brasil são de importados

As relações comerciais brasileiras mostram que o País está no caminho certo, o crescimento, ...

Veja mais
Cooperativa Batavo retorna ao varejo

Empresa monta unidade para industrializar leite; depois, quer atingir supermercados com produtos diferenciados   ...

Veja mais
Com a compra de marca paulista, Bombril entra no setor cosmético

1002 utilidades: Bombril agora também é cosméticos   A empresa famosa pela esponja de a&cced...

Veja mais
Bombril entra no setor de cosméticos com 4 marcas

A fabricante de produtos de limpeza Bombril anunciou ontem sua entrada no setor de cosméticos, com a compra das m...

Veja mais
Consumidor da região gasta mais com alimentação

Os moradores do Grande ABC devem gastar mais com alimentação neste ano do que a média do Sudeste e ...

Veja mais