Com a compra de marca paulista, Bombril entra no setor cosmético

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1002 utilidades: Bombril agora também é cosméticos

 

A empresa famosa pela esponja de aço deu ontem seu primeiro passo num mercado que movimenta cerca de R$ 26 bilhões por ano, quase o dobro do de higiene e limpeza (em que a Bombril tem participação de quase 10%).

 

O grupo anunciou ontem a compra, por R$ 15 milhões, de 75% da Ecologie Cosméticos, empresa de São Caetano (SP) que detém mais de 120 produtos para cuidados dos cabelos, do corpo e do rosto.
"Esse mercado vem com crescimento grande, do qual a Bombril quer participar. Até para chegar mais próximo à mulher de maneira diferente, para ela ter uma percepção da empresa de uma maneira mais ampla", afirma Marcos Scaldelai, diretor de marketing da companhia.

 

Mas nada de xampu Bombril; a marca Ecologie continuará independente, sem nenhuma menção ao logo da controladora. "O consumidor mais jovem associa a empresa ao seu principal produto, então [pensa]: "Pô, com um xampu com a marca Bombril meu cabelo vai enrolar", diz o executivo.

 

A Ecologie é uma linha AB, com tíquete médio de cerca de R$ 14 -valor mais próximo dos produtos do Boticário do que dos da Natura.
"O que a Natura é para o porta em porta, e O Boticário é para a franquia, a Ecologie quer ser no varejo", diz Neusa Armstrong, dona dos 25% restantes da Ecologie, criada em 1986 e adquirida por ela e o marido em 2002.

 

Hoje, as vendas da marca são concentradas em perfumarias e farmácias. Mas é no supermercado onde ocorrem 60% das vendas de produtos para cabelo, segundo ela.
"A ideia é reorganizar o segmento e fazer um processo de alavancagem com nossa linha de distribuidores no varejo médio", diz Scaldelai.

 

O plano é tornar o produto mais acessível, por meio de ganhos de escala e da criação de uma nova linha.
"A nova linha, Raízes, vai ter um posicionamento mais baixo, mas ainda "premium" ante as marcas regulares; como é a Pantene, em termos de preço", afirma Scaldelai.

 

MAIS QUE DOBRAR

 

A Ecologie tem faturamento anual de R$ 20 milhões. A meta da Bombril (faturamento de R$ 1,1 bilhão) é que feche 2012 com R$ 50 milhões.

 

Em setembro, a Bombril deverá lançar uma nova marca só de cosméticos (para cabelo e corpo) voltada ao público mais jovem, de 20 a 30 anos. O nome da marca, já criada, não foi divulgado.

 

Veículo: Folha de S.Paulo


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