Supermercado: vendas têm maior alta desde 1990

Leia em 1min 10s

Os supermercados brasileiros tiveram no ano passado um crescimento real de 7,5% no faturamento, o maior desde 1990. O dado é da pesquisa Tendências do Consumidor, feita pela Associação Paulista de Supermercados (Apas) em parceria com as empresas Nielsen e Kantar Worldpanel, e divulgada hoje. Em 2010, o faturamento deste setor foi de R$ 201,6 bilhões, uma variação nominal de 13,9% ante 2009 (R$ 117 bilhões).

 

Os supermercados do Estado de São Paulo, que representam 30,4% do faturamento do País, apresentaram em 2010 um faturamento nominal de R$ 61,3 bilhões, alta de 12,1% ante 2009 (R$ 54,7 bilhões). Os setores que puxaram as altas foram os de bebidas, eletrônicos e perecíveis. O segmento de bebidas, que representa 10,6% das vendas, teve uma alta no faturamento de 11,6%. O setor de eletrônicos, com uma participação de 10,1%, teve crescimento de 9,1%.

 

O setor de perecíveis, que tem o maior impacto nas vendas em supermercados (30,9%), teve um aumento de 5,4%. A entidade atribui às classes D e E o aumento do consumo em 2010. As classes D e E tiveram crescimento de 12% em 2010 no volume de produtos comprados, enquanto as classes A, B e C registraram alta de 11%. A expectativa da Apas é de que o faturamento em 2011 tenha um crescimento real de 4% ante 2010. A associação prevê também que o poder de compra das famílias aumentará em 2011.

 

Veículo: Diário do Grande ABC


Veja também

Consumidor da região gasta mais com alimentação

Os moradores do Grande ABC devem gastar mais com alimentação neste ano do que a média do Sudeste e ...

Veja mais
Importados absorvem 2/3 do aumento do consumo

A produção industrial brasileira e as vendas no varejo seguiram a tendência de alta no 1º trime...

Veja mais
Preço do feijão disparou em Minas

A segunda safra de feijão foi afetada pela escassez de chuvas no início do ano   O preço da ...

Veja mais
Entressafra de leite já pressiona os preços

O início da entressafra de leite já está se refletindo nos preços do produto em Minas Gerais...

Veja mais
Venda de genéricos salta 32% de janeiro a março

O mercado de medicamentos genéricos no Brasil vive sua melhor fase desde a sua implantação no pa&ia...

Veja mais
Comércio supera expectativa no Dia das Mães

Considerado pelo comércio brasileiro como a segunda data mais importante do ano, ficando atrás somente do ...

Veja mais
Força para fruticultura

Expansão da produção de frutas em Minas leva à promoção de evento para increme...

Veja mais
Nestlé vai abrir cozinha-escola

Projeto integra plano de regionalização para aproximar empresa do consumidor mineiro.  Depois de an...

Veja mais
Hypermarcas lucra R$ 32,9 milhões no primeiro trimestre

A Hypermarcas obteve lucro líquido de R$ 32,9 milhões entre janeiro e março deste ano, ou 40,3...

Veja mais