Produtos Codil já está presente em 300 municípios

Leia em 3min 20s

A Codil Alimentos Ltda, com planta em Divinópolis, na região Centro-Oeste de Minas Gerais, pretende ampliar a atuação no Estado ao longo deste ano. Atualmente, a linha de produtos da empresa - variedades de arroz e feijão - está presente em, aproximadamente, 300 municípios mineiros. Em 2010, a Codil registrou crescimento no faturamento (não revelado) de 16% com relação a 2009. Para 2011, as expectativas são de superar esse índice chegando a um incremento de até 21% sobre 2010.

 

A Codil foi fundada em 1970 com o nome de Comercial Divinópolis Ltda. No início, funcionava em um pequeno galpão e utilizava uma única caminhonete na distribuição dos seus produtos. Após atuar no ramo de atacado de alimentos, a empresa lançou a marca Codil em 1977 e, desde então, tem sido muito presente no mercado mineiro. Hoje, 17 produtos, entre variedades de arroz e feijão, fazem parte do portfólio da empresa.

 

O parque fabril da Codil Alimentos tem 8 mil metros quadrados de área construída, além de uma filial em Capivari do Sul, no Rio Grande do Sul. O responsável pelo marketing da empresa, Dennis Oliveira, explicou que a unidade gaúcha é responsável por receber o arroz dos produtores locais e fazer o primeiro processamento do grão. "O Rio Grande do Sul é um grande produtor de arroz e o grão que utilizamos vem de lá, então foi necessário construir uma filial naquele Estado." A unidade gaúcha também realiza o beneficiamento e o empacotamento de parte do arroz da Codil. Lá são gerados cerca de 70 postos de trabalho.

 

Na sede da empresa, em Divinópolis, trabalham, aproximadamente, 320 pessoas. Para Oliveira, a maior dificuldade enfrentada pela Codil é a falta de mão de obra no mercado, principalmente nos setores de distribuição e logística. "Temos umA frota de 80 caminhões que distribui os produtos da Codil e ainda presta serviço para outras empresas, mas temos uma dificuldade enorme de contratar motoristas para as carretas, faltam profissionais desse tipo no mercado." A frota pertence à empresa Transcodil, que também faz parte do grupo e presta serviços para grandes empresas, como a Gerdau.

 

Balanço - Em 2010, a Codil Alimentos registrou incremento de 16% no faturamento com relação ao exercício anterior. Oliveira disse que o índice foi alcançado devido à qualidade e à tradição dos produtos da empresa que, "cada vez mais, tem conquistado a mesa dos mineiros". Ele espera incremento entre 16% e 21% no faturamento de 2011 com relação a 2010. "Para isso, queremos ampliar nossa área de atuação. Estamos em 300 cidades mineiras, mas buscamos aumentar esse número dentro do Estado. Então, estamos fortalecendo os laços com os mais de 80 representantes que temos em várias cidades, para que eles ampliem seus mercados."

 

Oliveira informou que, para manter a qualidade dos produtos, a empresa investe constantemente em modernização da linha de produção, mas não revelou o valor dos aportes. A empresa distribui 180 mil fardos por mês para as cidades em que atua. Para atender a demanda que espera gerar em outras cidades de Minas a empresa já está preparando seu setor logístico. "Não podemos descumprir os prazos."

 

Buscando inserir seus produtos no dia a dia do mineiro a Codil lançou, recentemente, a embalagem de um quilo do arroz parboilizado. "Esse produto era comercializado somente em embalagens de cinco quilos." Além do arroz, a Codil também produz feijão em quatro variedades. Oliveira explicou que o grão vem de diversas partes do país, onde a produção é de maior qualidade e segue para a fábrica da empresa em Divinópolis, onde é feito o processamento. Ele destacou que a Codil é uma empresa tradicional, mas com uma cultura voltada para o crescimento e que após fortalecer ainda mais sua atuação em Minas Gerais deve partir para outros estados.

 


Veículo: Diário do Comércio - MG


Veja também

Trabalhante: a nova aberração trabalhista brasileira

Ao mesmo tempo que o mundo todo olha para o Brasil como a nova fronteira para se investir, gerando emprego e renda, algu...

Veja mais
Pioneirismo destaca a história da Faber-Castell

No século 19, quando nem se falava em responsabilidade socioambiental, a Faber-Castell provavelmente surpreendeu ...

Veja mais
Inovação diferencia a trajetória da Whirlpool

De acordo com o Instituto Nacional de Propriedade Industrial (Inpi), a Whirlpool é a quarta colocada no registro ...

Veja mais
PepsiCo mais perto do varejo nordestino

A PepsiCo, fabricante dos salgadinhos Elma Chips, está investindo R$ 24 milhões para ampliar a distribui&c...

Veja mais
Rishon, de PE, foca mercado paulistano

Após se estabelecer no Nordeste, a pernambucana Rishon está mirando a cidade de São Paulo para ence...

Veja mais
Campbell tenta esquentar vendas

Nenhuma outra empresa no mundo vende mais sopa que a Campbell Soup Co. Mas os americanos têm comprado menos dela -...

Veja mais
Preço de genéricos varia até 986% em farmácias

O Procon-SP fez um levantamento, nos dias 13 a 15 de abril, do preço de 52 medicamentos em 15 drogarias de cinco ...

Veja mais
Ultragaz quer mercado verde dominado por Dupont e Akzo

Ao lançar o propelente Dimetil Éter (DME) no Brasil, além de oferecer ao mercado uma alternativa qu...

Veja mais
A cartada da Wickbold

A fabricante paulista de pães especiais arrumou a casa depois de optar pela profissionalização da s...

Veja mais