Sanrio muda estratégia e leva Hello Kitty aos supermercados

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Depois de consagrar a gatinha mais famosa do mundo, a Hello Kitty, nos cadernos e materiais escolares brasileiros, a Sanrio multinacional japonesa e detentora da marca, busca agora se firmar nas gôndolas dos supermercados. A empresa, que acaba de fechar uma parceria com a Animated Drinks, marca portuguesa que chega em setembro ao Brasil e tem como atuação principal o licenciamento de personagens para estampar suas caixas de suco Yammi, terá a Hello Kitty em seus sucos. “Queremos ampliar a nossa atuação no segmento de bebidas e alimentos”, afirma Chris Daniels, executivo-chefe de operações para a América Latina. A marca portuguesa atua na Europa com personagens como Bob Esponja, Ben 10 e a própria gatinha japonesa.

 

Mas não é só a Hello Kitty que engorda os cofres da empresa, o sapinho Keropi e o gatinho Chococat, outros personagens já famosos no Brasil, estão no portfólio e são vistos constantemente em produtos escolares. No segmento alimentar, além do contrato com a portuguesa, Daniels diz ter negociações com uma empresa brasileira de refrigerantes para lançar por aqui, algo que já é sucesso no Japão, o refrigerante da Hello Kitty. “Ainda não fechamos o contrato, mas estamos em negociações”, afirma o executivo que diz não poder revelar o nome da possível parceira.

 

O licenciamento é hoje a principal área de atuação da Sanrio. Jean Marc, diretor para América Latina de licenciamentos, afirma que não só no Brasil, — onde a tentativa de lojas próprias iniciada em 2005 não teve sucesso— mas no mundo como um todo, o carro-chefe passou a ser o licenciamento.

 

Marcelo Cherto, consultor e sócio da GrowBiz, afirma que é preciso saber investir em licenciamento. “Apostar em personagens inanimados é melhor, pois você sabe que não terá nenhum escândalo envolvendo o seu nome, já com celebridades isso não é possível”, afirma. Além disso, Cherto acredita que é preciso estar preparado para mudanças de interesse. “Às vezes você é surpreendido pela empresa que resolve não renovar o contrato, é preciso então buscar uma alternativa para o negócio.”

 

Mas o que se sabe é que o mercado de licenciamentos está crescendo. A Associação Brasileira de Licenciamento afirma que no ano passado o segmento movimentou R$ 4,410 bilhões. Para este ano a expectativa é de crescer 6%. “Émais barato você investir em um personagem, uma marca que já está consolidado no mercado do que fazer isso com uma marca desconhecida”, afirma Cherto.

 

Aproveitando o sucesso mundial de suas marcas que a Sanrio concentrou suas forças no licenciamento. A América Latina representa 10% do faturamento global da empresa, que fechou o ano passado com US$ 937 milhões (R$ 1,5 bilhão). Só o Brasil apresentou um crescimento de 77% na comparação de 2009 com 2010, mas os valores em separado não são divulgados. Jean Marc atribui o forte crescimento ao reposicionamento da Sanrio. Para engordar os cofres, os royalties cobrados variam de 4% a 12%, dependendo do segmento de atuação. Bebidas e alimentos, como têm um volume grande de vendas, acabam recebendo menos do que outras áreas.

 


Veículo: Brasil Econômico


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