O índice de otimismo dos varejistas brasileiros, em relação ao Dia dos Namorados, está em alta: 57% dos executivos espera obter, em função da data, um faturamento superior ao do ano passado. A informação consta na pesquisa Expectativa Empresarial, realizada pelo Serasa Experian.
Em 2010, o número era menor: 54% dos empresários projetava lucro superior ao obtido no ano anterior. "Esta [de 2011] é a maior parcela de otimistas para o Dia dos Namorados desde 2006, quando essa data foi avaliada pela primeira vez", declarou, em nota, o Serasa..
A fatia dos executivos que esperam manter o faturamento da comemoração do ano passado é de 30%, enquanto 13% acreditam em queda nas vendas. O otimismo é maior entre grandes empresas, em que 75% dos proprietários apostam em lucro maior. Nas médias empresas, o índice chega a 65%; e nas pequenas, a 57%.
Os varejistas acreditam que 39% dos consumidores vão gastar até R$ 100 com presentes. Enquanto isso, 25% devem gastar entre R$ 101 e R$ 200. E uma parcela de 27% não deve ultrapassar os R$ 50 nas compras. O restante provavelmente gastará acima de R$ 200.
Apesar das medidas de contenção ao crédito, promovidas pelo governo federal, a estimativa do Serasa é que 54% das vendas sejam feitas a prazo. No último Dia dos Namorados, esse índice foi de 49%. "O parcelamento das vendas ao consumidor deverá ser facilitado", divulgou a empresa.
Na análise regional, a Região Centro-Oeste tem a maior parcela (65%) de varejistas que esperam ampliar seu faturamento na data. Na sequência estão a Nordeste (62% dos empresários), a Sudeste (56%), o Sul (53%) e a Região Norte (44%).
O levantamento foi feito com 1.015 empresas, entre 9 e 16 de maio, em todo o Brasil.
Histórico
Em 2010, o Dia dos Namorados já havia sido melhor para o varejo brasileiro do que em 2009. Segundo uma pesquisa do Serasa, feita na época, as vendas cresceram 10,9% na semana de 6 a 12 de junho, na comparação entre os dois anos. Em 2009, as vendas na semana da data haviam registrado queda de 1,7% sobre o mesmo período de 2008.
Curiosidade
O Dia dos Namorados, conhecido em outros países como Valentine's Day, estimula com mais força a venda de determinados produtos. É o caso dos remédios contra a impotência sexual, como o Viagra.
A agência de informações financeiras Bloomberg divulga que, nos Estados Unidos, em 2010, o Viagra, produzido pela Pfizer, alcançou US$ 1,9 bilhão em vendas, na véspera da data, enquanto o Cialis, da Lilly, atingiu a marca de US$ 1,7 bilhão.
Veículo: DCI