Varejo espera melhor Dia dos Namorados dos últimos cinco anos

Leia em 2min 20s

O índice de otimismo dos varejistas brasileiros, em relação ao Dia dos Namorados, está em alta: 57% dos executivos espera obter, em função da data, um faturamento superior ao do ano passado. A informação consta na pesquisa Expectativa Empresarial, realizada pelo Serasa Experian.

 

Em 2010, o número era menor: 54% dos empresários projetava lucro superior ao obtido no ano anterior. "Esta [de 2011] é a maior parcela de otimistas para o Dia dos Namorados desde 2006, quando essa data foi avaliada pela primeira vez", declarou, em nota, o Serasa..

 

A fatia dos executivos que esperam manter o faturamento da comemoração do ano passado é de 30%, enquanto 13% acreditam em queda nas vendas. O otimismo é maior entre grandes empresas, em que 75% dos proprietários apostam em lucro maior. Nas médias empresas, o índice chega a 65%; e nas pequenas, a 57%.

 

Os varejistas acreditam que 39% dos consumidores vão gastar até R$ 100 com presentes. Enquanto isso, 25% devem gastar entre R$ 101 e R$ 200. E uma parcela de 27% não deve ultrapassar os R$ 50 nas compras. O restante provavelmente gastará acima de R$ 200.

 

Apesar das medidas de contenção ao crédito, promovidas pelo governo federal, a estimativa do Serasa é que 54% das vendas sejam feitas a prazo. No último Dia dos Namorados, esse índice foi de 49%. "O parcelamento das vendas ao consumidor deverá ser facilitado", divulgou a empresa.

 

Na análise regional, a Região Centro-Oeste tem a maior parcela (65%) de varejistas que esperam ampliar seu faturamento na data. Na sequência estão a Nordeste (62% dos empresários), a Sudeste (56%), o Sul (53%) e a Região Norte (44%).

 

O levantamento foi feito com 1.015 empresas, entre 9 e 16 de maio, em todo o Brasil.


Histórico

 

Em 2010, o Dia dos Namorados já havia sido melhor para o varejo brasileiro do que em 2009. Segundo uma pesquisa do Serasa, feita na época, as vendas cresceram 10,9% na semana de 6 a 12 de junho, na comparação entre os dois anos. Em 2009, as vendas na semana da data haviam registrado queda de 1,7% sobre o mesmo período de 2008.

 

Curiosidade

 

O Dia dos Namorados, conhecido em outros países como Valentine's Day, estimula com mais força a venda de determinados produtos. É o caso dos remédios contra a impotência sexual, como o Viagra.

 

A agência de informações financeiras Bloomberg divulga que, nos Estados Unidos, em 2010, o Viagra, produzido pela Pfizer, alcançou US$ 1,9 bilhão em vendas, na véspera da data, enquanto o Cialis, da Lilly, atingiu a marca de US$ 1,7 bilhão.

 

Veículo: DCI


Veja também

Negócio do Walmart na África pode ser barrado

Hoje o Tribunal de Concorrência da África do Sul julgará a oferta de US$ 2,4 bilhões que a re...

Veja mais
Conselheiros do Carrefour se reúnem para falar de possíveis acordos

Hoje o conselho fiscal da rede varejista francesa Carrefour tem um encontro marcado. No entanto, as operaçõ...

Veja mais
Embalagem impulsiona alta nas vendas da Novelis e CBA

O segmento de embalagens de alumínio está em franca expansão. A expectativa de fabricantes e da ass...

Veja mais
Diniz mantém conversas com o Carrefour na França

Hoje o conselho fiscal da rede varejista francesa Carrefour tem uma reunião marcada em cuja pauta podem estar as ...

Veja mais
Preço do leite sobe, mas cenário para produtores na entressafra é incerto

A produção de leite entra em um período de entressafra, o que deveria garantir a elevaç&atil...

Veja mais
Alta no algodão encarece o vestuário em até 30%

Têxteis repassam parte do custo para roupas de inverno; importações da China crescem 33% entre janei...

Veja mais
Walmart comemora crescimento de 166% no sortimento de marca própria

O Walmart comemora neste mês de maio um ano de comercialização da sua linha de marca própria ...

Veja mais
Drogaria Onofre conquista prêmio de Excelência em Serviços ao Cliente

Pelo 4º ano consecutivo a Drogaria Onofre recebe o Prêmio Consumidor Moderno de Excelência em Servi&cce...

Veja mais
Chiclets lança goma de mascar que muda de sabor com campanha da WMcCann

A agência pilotada por Washington Olivetto foi responsável pela comunicação do Chiclets Evolu...

Veja mais