O ranking Agências & Anunciantes referente a 2010 não trouxe novidades quanto às suas três primeiras posições. Assim como aconteceu em 2009, Casas Bahia, Unilever e AmBev apareceram como campeãs de investimento publicitário; das três a AmBev registrou o maior aumento de investimento, na casa de 36%.
A Casas Bahia disponibilizou R$ 1,2 bilhão no ano todo para campanhas, a Unilever, R$ 797 milhões, e AmBev, R$ 507 milhões.
Algumas empresas demonstraram alto crescimento entre os dois anos, a exemplo da TIM, que investiu R$ 30 milhões em 2009 e subiu para R$ 203 milhões em 2010, alta de 577%. A Bradesco Seguros e Previdência seguiu no mesmo caminho, indo de R$ 7,6 milhões a R$ 44,5 milhões (486%), assim como a Hewlett Packard (HP), que foi de R$ 13 milhões para R$ 70 milhões (428%).
Entre os destaques de 2010, a Hyundai Caoa saltou da oitava para quarta posição. E a Cervejaria Petrópolis, que entrou entre as dez primeiras colocações. "A força das marcas asiáticas acompanham o crescimento do mercado publicitário e a volta das cervejas como grandes anunciantes se deve, principalmente, a entrada forte das agências na Internet", afirmou Carlos Gusmão, professor de Publicidade e Propaganda da Unip.
Outro ponto a ser destacado é a queda da Hypermarcas, da sexta posição em 2010 para a 17ª este ano.
No segmento bancário, a Caixa Econômica Federal segue líder na quinta posição, com investimento na casa de R$ 400 milhões. Está à frente dos maiores bancos privados do País, Bradesco e Itaú, ocupantes da sexta e da 20ª posição, respectivamente. Desde o último relatório, expedido em 2010, a CEF deixou a lista de governo e entrou para a dos 300 maiores anunciantes, juntamente com Petrobras e Banco do Brasil.
Em varejo, o Grupo Pão de Açúcar teve aumento de 42% nos investimentos em mídia com relação a 2010, chegando à marca de R$ 216 milhões, o que fez a empresa subir quatro posições no ranking, do 22º no último relatório para o 18º lugar este ano.
Agências
A WMcCann, resultado da fusão da agência de Washington Olivetto com o Grupo McCann Worldwide, em 2010, já rende frutos. A agência figura, este ano, na quarta posição do ranking que classifica as 20 maiores agências do País. A liderança permanece com folga para Y&R, detentora da conta do maior anunciante, Casas Bahia. A agência registrou mais de R$ 1,9 bilhão em compra de mídia, seguida por AlmapBBDO, com R$ 780 milhões e JWT com R$ 573 milhões. Também merece destaque o crescimento de 94% da Euro RSCG.
Veículo: DCI