Depois de um primeiro trimestre com retração de 0,87% nas vendas em relação ao ano passado, o setor supermercadista mineiro dá mostras de que deve começar a se recuperar. No acumulado do primeiro quadrimestre, em comparação com o mesmo período de 2010, foi verificada alta de 0,21% nas vendas, segundo levantamento divulgado ontem pela Associação Mineira de Supermercados (Amis).
O resultado é tímido quando comparado ao desempenho do setor no primeiro quadrimestre de 2010, época em o aumento de vendas foi de 8,23% em relação a 2009. Mas, de acordo com o superintendente da Amis, Adilson Rodrigues, a expectativa é de que a melhoria no desempenho continue. "Nós estamos animados, o que vemos é que saímos do marasmo do início do ano", ressalta.
Com os números revelados no mês de abril, de aumento de 3,23% nas vendas em todo o Estado em relação a março, a Amis vai manter a expectativa de crescimento de 5,5% para o setor supermercadista para este ano. Nesse sentido, os resultados de maio serão definitivos, já que o desempenho nos dois primeiros meses do ano foi negativo, ficou em -22,69% em janeiro na comparação com dezembro de 2010, e -0,31% em fevereiro em relação ao mês anterior. Já em março, o aumento nas vendas, comparativamente a fevereiro, foi de 8,72%.
A alta em abril sobre março é atribuída, em parte, segundo Rodrigues, às vendas da Páscoa, segunda melhor data do ano para os supermercados. Além disso, o calendário com cinco finais de semana em abril contra quatro em março favoreceu o desempenho positivo no quarto mês do ano.
Regiões - O melhor resultado foi verificado na região Centro-Oeste do Estado, onde o aumento nas vendas foi de 4,36% em abril na comparação com março. Já o pior veio da Zona da Mata mineira, com elevação de apenas 0,26%, justificado pela base de comparação com o mês de março, quando as vendas na região cresceram 11,23%. No Triângulo Mineiro, a alta foi de 2,67% em abril em relação a março; no Sul de Minas, de 3,95%; no Norte, de 1,08%; na Central, de 3,84%; e no Vale do Rio Doce, de 3,18%.
Este ano, excepcionalmente, a Amis mediu os resultados em Belo Horizonte em março e abril para verificar se a proibição do uso das sacolas plásticas em Belo Horizonte (em vigor desde 18 de abril), afetou as vendas nos supermercados. Isso não ocorreu, já que a variação na Capital apresentou resultado positivo de 3,98%, ficando acima da média estadual de 3,23%, o que demonstra que os consumidores se adaptaram bem à mudança e não deixaram de levar para casa o mesmo volume de produtos que compravam quando tinham sacolas disponíveis.
Veículo: Diário do Comércio - MG