BR-262: obras ainda dependem de licença

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Dnit vai precisar prorrogar o prazo da LI para continuar a duplicação do trecho de 83 quilômetros.

 

O Departamento Nacional de Infra-Estrutura de Transportes (Dnit) vai precisar prorrogar o prazo de validade da licença ambiental de instalação (LI) para continuar a duplicação do trecho de aproximadamente 83 quilômetros da BR-262, que vai da Região Metropolitana de Belo Horizonte (RMBH) a Nova Serrana, no Centro-Oeste de Minas Gerais. O órgão entrou com um processo administrativo junto ao Conselho Estadual de Política Ambiental (Copam). As intervenções custarão R$ 325 milhões, conforme informação da superintendência da autarquia no Estado.

 

As obras estão divididas em três lotes, conforme informações do Dnit. No primeiro lote, que corresponde ao trecho de 31 quilômetros que vai do entroncamento com a BR-381 em Betim, na RMBH, à ligação com a BR-352 próxima a Pará de Minas, na região Central do Estado, o valor seria de cerca de R$ 130 milhões.

 

O segundo lote, que vai do quilômetro 383 ao quilômetro 409, próximo a Igaratinga, no Centro-Oeste de Minas, totaliza 26,16 mil metros de rodovia que custarão R$ 117,598 milhões. O terceiro lote, que compreende 25,98 quilômetros e que vai de Igaratinga ao quilômetro 435 da rodovia está orçado em R$ 77,616 milhões. As obras compreenderão a duplicação, adequação, melhoramentos e a restauração dos trechos nos três lotes.

 

Parte de um importante corredor estruturante de transportes, a rodovia BR-262 permite a ligação dos estados do Mato Grosso e Goiás, passando pela região Noroeste de Minas Gerais, via Uberlândia, Uberaba, ambas no Triângulo Mineiro, e Araxá, no Alto Paranaíba, à Capital. A estrada segue até atingir a região portuária do Sudeste do país, no Rio de Janeiro, São Paulo e Espírito Santo. As intervenções devem durar cerca de três anos, segundo informações do Dnit.

 

Aportes - As intervenções devem beneficiar diretamente os municípios de Belo Horizonte, Contagem, Betim, Juatuba, Mateus Leme, Florestal, Pará de Minas e Nova Serrana. Somente no trecho entre Betim e Juatuba o fluxo de veículos chega a 20 mil automóveis por dia. Partindo de Juatuba até Pará de Minas o volume atinge 9 mil carros diários e entre Pará de Minas e Nova Serrana cai para 6 mil ao dia.

 

A rodovia BR-262 foi construída em 1969, no início do período chamado de "milagre econômico brasileiro", concentrado na década de 1970. Com 38 anos de existência, a estrada passou por uma restauração entre 1980 e 1984.

 

Além da BR-262, o Dnit anunciou aportes em rodovias federais que cortam o Estado de cerca de R$ 200 milhões, que compreendem obras de manutenção (60 contratos), R$ 800 milhões em obras de restauração (35 contratos) e R$ 1,2 bilhão em obras de construção.

 

Já estariam publicados editais de licitação que garantiriam a cobertura de 100% da malha rodoviária federal de Minas Gerais com contratos de manutenção e conservação, conforme informações do órgão. Contudo, o andamento dos projetos e das obras está prejudicado pela greve dos servidores do Dnit há mais de um mês.

 

Veículo: Diário do Comércio - MG 


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