Certamente, muitas pessoas já passaram por esta situação. Você saiu para fazer compras ou ir ao mercado e, no meio do consumo, surgiu aquela vontade emergencial de ir ao banheiro. Entre prateleiras, corredores, atendentes e clientes, não há uma placa no estabelecimento informando sobre a disponibilidade do sanitário. Em geral, as pessoas, nessa circunstância, sentem-se constrangidas e recorrem a outras formas de aliviar a necessidade ou ainda perguntam aos vendedores onde fica o aposento.
Com base nestas situações, foi aprovado, na semana passada, na Câmara de Vereadores, um projeto de lei, de autoria do vereador Thiaguinho (PMDB), que obriga supermercados, hipermercados e lojas de departamento, em Rio Grande, a disponibilizarem banheiros a seus clientes. "Recebemos muitas solicitações da comunidade sobre locais que não têm sanitário específico para uso do público em geral ou, pelo menos, que existe, mas não é de fácil acesso. Quando as pessoas vão a esses lugares, geralmente, gastam bastante tempo, o que justifica a disponibilidade dos banheiros", disse o vereador.
O projeto prevê, também, a implantação de sanitários adaptados para portadores de necessidades especiais. A partir da sanção do prefeito Fábio Branco, que deve ocorrer nesta semana, os estabelecimentos terão até 60 dias para cumprir com a obrigatoriedade.
Veículo: Agora - RS