Artigos da China dominarão período de Natal no Brasil

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O Natal no Brasil este ano deverá ter a cara da China, pois a época do ano que recebe gastos de no mínimo R$ 10 bilhões terá 80% dos seus enfeites e acessórios vindos daquele país. É o que aponta o presidente da feira Natal Show, Abdala Jamil Abdala, especialista no ramo de promoção de eventos corporativos. "Hoje, a maioria do que está em exposição no evento é de importados, principalmente chineses. Alguns também vêm da Ásia e da Europa", explica Abdala. Ele ainda afirma que o evento, que acontece seis meses antes do Natal, garante em média 90% das compras dos artigos para essa data sazonal. O evento, no Expo Center Norte, tem 100 expositores e termina hoje em São Paulo.

 

Para o distribuidor de artigos e acessórios de produtos natalinos Artesanato Vicentin, que, sem abrir os números, garante que cerca de 90% do faturamento da empresa são garantidos na feira, a tendência é dos importados. "A Natal Show representa 90% dos negócios da empresa. A maior parte da nossa produção é comercializada no evento", explica o proprietário, Valdacir Vicentin.

 

Na mesma linha, a diretora da Buquê Arte e Decoração, Thereza Christina Barbosa Dib, vê no evento a garantia de bons negócios: "Tendo em vista que 80% dos visitantes da Natal Show têm poder de decisão de compra, a geração de negócios é bem grande. Além disso, para nossa empresa a participação no evento representou um aumento de 20% a 25% do faturamento", explica.

 

Neste ano a distribuidora que tem catalogados cerca de três mil itens, dos quais 50 são bonecos grandes, de animação, traz para a feira como novidade um presépio de tamanho natural que depois de dois dias de feira tornou-se o carro-chefe da marca, segundo Patrícia. Para o diretor da Rei do Armarinho, Pierre Sarruf, o fato de as principais empresas do setor estarem na Natal Show já justifica sua participação no evento. "O mercado está nesta feira e nós acompanhamos o mercado; esperamos um crescimento de 20% em relação aos dados do ano passado."

 

Já uma das maiores empresas de embalagens decorativas para o Natal, a Cromus, tem a expectativa de crescimento de vendas de 14% em comparação ao ano passado. A empresa também investe em novos itens natalinos e chega este ano com 5.500 enfeites para o Natal, cerca de 37% a mais em relação ao ano passado. Enfeites nas cores roxo e verde -como bonecos, árvores, guirlandas, bolas, pingentes e fitas- devem predominar. Um dos destaques da marca também é o lançamento de castiçais, e velas decorativas de LED com controle remoto.

 

Papai Noel

 

Quem entra no estande da Festas e Fantasias se sente diminuído perante o Big Papai Noel, de nada menos do que 4,20 m. de altura por 2,50 m. de largura. Junto à linha para o Natal, a Festas e Fantasias também possui a linha para festas. No estande, encontram-se diversos acessórios para festas com tema de Halloween, Egito ou piratas. Segundo a empresa, porém, o que vendeu além do esperado foi a linha de doces temática que está presente não só em bufês ou no Dia das Crianças, mas também no Natal.

 

De acordo com a diretora da empresa, Gisele Pomme Sfeir, as vendas fazem jus ao tamanho dos itens e à expectativa de dobrar o faturamento, que foi atingida antes mesmo de a feira chegar ao seu último dia. A data também não pode ficar sem uma árvore enfeitada. Para isso, a empresa especializada no setor, Estelar, traz 15 modelos de árvore iluminada com microlâmpadas que a empresa apresenta na Natal Show deste ano, comercializadas em oito cores diferentes. A principal aposta está no tom branco quente. Segundo o sócio-diretor da Estelar, Holmes Giacomet, o diferencial do lançamento em relação a outras árvores convencionais é que ele não requer manutenção devido ao alto padrão europeu de qualidade.

 

Para enfeitar os diversos tipos de árvore a Natália Christmas traz as bolinhas digitais, que têm uma expectativa de venda de 70% em relação ao ano passado e hoje são um dos carros-chefes da marca. Disponível nas cores vermelha e dourada, a bolinha tem um funcionamento muito simples. Basta que as fotos sejam carregadas via cabo USB que a tela LCD de 3cm exibirá as imagens com intervalos de três, cinco, dez, 15, 20 e 30 segundos, até um, cinco, 15 e 30 minutos. A bola, que tem diâmetro próximo de 7cm, tem capacidade para até 57 fotos.

 

Dados da feira

 

Com o perfil de atrair lojistas, distribuidores, prefeituras, condomínios, hotéis e resorts, decoradores, clubes, bufês, paisagistas e demais profissionais do setor, a feira Natal Show recebeu cerca de 17 mil visitantes, nos últimos quatro dias de evento. Ano passado foram 15 mil os visitantes, de 11 diferentes países, principalmente da América Latina. Para o próximo ano, os organizadores já projetam um plano de expansão de área que vai possibilitar a presença de 30% mais estandes.

 


Veículo: DCI

 


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