A São Paulo Alpargatas anunciou na sexta-feira a compra de 60,17% do capital da Alpargatas Argentina, fundada em 1885, que conta com 11 fábricas, uma das quais no Uruguai, e 5 mil funcionários.
De acordo com comunicado, o órgão de defesa da concorrência da Argentina (Comisión Nacional de Defensa de la Competencia da Argentina - CNDC) aprovou a operação, que criará empresa binacional, líder do setor de calçados na América do Sul.
A nova Alpargatas terá 19 mil funcionários, 150 mil pontos-de-venda e atuação em 80 países. Somado, o faturamento das duas companhias é de R$ 2,1 bilhões, sobre dados de 2007, e a produção combinada anual é de 250 milhões de pares de calçados e sandálias.
Em 2007, a Alpargatas Argentina vendeu 11 milhões de pares de calçados, com receita bruta de R$ 406,4 milhões. O diretor-presidente da Alpargatas, Márcio Utsch, disse que a união das empresas fortalecerá a marca Topper no Brasil, que na Argentina detém 33% de participação de mercado.
Além disso, afirma que a compra da Alpargatas Argentina deve gerar sinergias comerciais e operacionais. A São Paulo Alpargatas, fundada em 1907, possui aproximadamente 10% do mercado de calçados esportivos no Brasil, e em 2007 registrou receita bruta de R$ 1,6 bilhão.
O grupo exporta para 80 países, possui seis fábricas de calçados e tecidos no Brasil e emprega 13 mil pessoas.
Veículo: Jornal do Commercio - RJ