Fios "inteligentes" são foco da Rhodia

Leia em 3min 30s

Têxtil: Propriedades especiais vão de ação contra bactérias até proteção solar e combate à celulite

 

Os fios "inteligentes" são a principal aposta da Rhodia Fibras para o ano de 2011. Até dezembro, a empresa deverá investir cerca de R$ 10 milhões em pesquisa, desenvolvimento de produtos, novas aplicações e em ações de marketing. Além das microfibras e supermicrofibras que já fazem parte de seu portfólio, a empresa espera fazer barulho com fios que contém propriedades especiais - caso do Amni Biotech (que evita a proliferação de bactérias) e do Amni UV Protection (que protege contra os raios UVA e UVB). As atenções agora se voltam para o Emana, fio de poliamida (leia-se náilon) tecnológico que deverá ser o carro-chefe da companhia para o verão, por suas propriedades para ativar a circulação e que prometem combater a celulite.

 

O Emana foi lançado pela Rhodia, originalmente, em 2008. De acordo com a empresa, na época, por falta de aprovação da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), o artigo não chegou a ser comercializado em larga escala: "foram feitas apenas algumas peças de teste", informa a empresa. Com a aprovação do órgão obtida em maio do ano passado, a Rhodia pôde explorar o fio comercialmente.

 

Esta semana, a Rodhia apresentou as peças feitas com o Emana no Salão de Moda Brasil, no Expo Center Norte, em São Paulo. Os mais interessados no fio são os segmentos de moda íntima e o esportivo. "O produto já pode ser encontrado em peças da Trifil, Plié, Darling, Hope, Un.i e Track & Field", diz Marco De Marchi, presidente da Rhodia no Brasil.

 

O segmento de roupas "anticelulite" vinha sendo dominado pela Invel, que desde 2005 vende bermudas e outros artigos que prometem combater o problema. Os itens contam com registro na Anvisa. A companhia vende 300 mil bermudas por ano, mas tem investido também para ampliar seu foco, com produtos com mais design, cores e um mix maior de itens. "O mercado realmente ficou mais concorrido. Mas o que mais fez a Invel mudar foram os pedidos das clientes que solicitavam novos modelos e cores", afirma Carla Hissami Taba, presidente da Invel. De qualquer forma, acrescenta ela, a concorrência não pode ser negligenciada.

 

O Emana é um fio de poliamida que contém cristais em sua composição. "Os cristais que são colocados no polímero do fio refletem o calor, que volta na forma de infravermelho longo, o que ativa a circulação", explica o presidente da Rodhia. Como consequência, age na redução de medidas e no combate à fadiga muscular. A ação seria parecida com a dos cosméticos anticelulite. Outro benefício, diz De Marchi, é na prevenção de câimbras, "pela redução do acúmulo de lactato".

 

"Foram três anos de pesquisa e quase dois esperando a liberação da Anvisa", diz o presidente. O Emana é um artigo 100% nacional e, segundo De Marchi, já começa a ser vendido também para outros países. De acordo com a empresa, apesar de não serem notadas a "olho nu", as propriedades do Emana foram constatadas pelo sistema de certificação alemão Oeko-Tex.

 

A estratégia da companhia de investir nos fios especiais responde a uma demanda do mercado. O segmento é o que mais cresce entre os fios têxteis produzidos pela Rhodia. "A expansão nas vendas desse produto foi de 15% no último ano, o que compensou a perda com os outros fios", afirma De Marchi.

 

Além do investimento no desenvolvimento e marketing dos produtos, a empresa está aplicando outros US$ 10 milhões para ampliar em 25% a capacidade de produção dos fios especiais e em 10% a capacidade total de produção de fios e fibras. Esses recursos, que incluem a aquisição de equipamentos alemães e japoneses, serão destinado à fábrica da companhia em Santo André, no ABC paulista. Ao todo, o grupo possui cinco fábricas no Brasil e 2,8 mil funcionários. A Rhodia encerrou o ano passado com faturamento de R$ 2,3 bilhões. O setor têxtil representa 15% desse total.

 


Veículo: Valor Econômico


Veja também

Justiça apreende documentos do Carrefour a pedido do grupo Casino

A estratégia consiste em preservar provas em meio à disputa entre o Casino e o sócio brasileiro, Ab...

Veja mais
Casino "quebra sigilo" do Carrefour

Câmara de arbitragem poderá ter acesso a e-mails trocados entre grupo rival francês e empresár...

Veja mais
Varejistas mantêm planos de expansão

Supermercados disputam mercado da Grande Florianópolis e novas lojas devem receber R$ 90 milhões   ...

Veja mais
La Polar fará aumento de capital

Os acionistas da La Polar aprovaram aumento de capital de US$ 212 milhões que poderia salvar a varejista chilena,...

Veja mais
Patrões preveem 'ruína financeira' se STF mudar cálculo do aviso prévio

'Aumentar esse custo pode inviabilizar negócios das pequenas empresas', diz gerente da Confederação...

Veja mais
Walmart é acusado de maltratar gatos em loja de Ribeirão Preto

Polícia encontrou "gatoeira" e investiga se animais são mortos   A unidade do Walmart em Ribeir&at...

Veja mais
Entidades dizem que não houve pressão para derrubar preço

A SRB (Sociedade Rural Brasileira) e a Faesp (Federação da Agricultura e Pecuária do Estado de S&at...

Veja mais
Supremo decide aumento de aviso prévio

Ministros do STF entendem que pagamento deve ser proporcional a tempo de serviço, mas não definem que regr...

Veja mais
Indústria de eletroeletrônicos reduz previsão de crescimento para 2011

A indústria brasileira de eletroeletrônicos reduziu para 8% a expectativa de crescimento do setor para este...

Veja mais