Fragilidade dos franceses acelera o Walmart no País

Leia em 1min 30s

Diante da fragilidade do grupo francês Carrefour, por conta das notícias de venda de partes da empresa para alavancar seu caixa, e das disputas internas no grupo Pão de Açúcar, o grupo norte-americano Walmart resolveu brigar por espaço territorial no Brasil e mostrar que está de olho na segunda posição do setor supermercadista.

 

Para fazer frente aos franceses no País, a companhia estuda a expansão nas Regiões Sul e Nordeste por meio da bandeira TodoDia , para concorrer diretamente com a marca Dia, que acaba de realizar uma cisão com o Carrefour. Ambas têm foco nas classes C e D, que tiveram ascensão no País, avaliam analistas da área.

 

O plano é confirmado pelo presidente da subsidiária do Walmart no Brasil, Marcos Samaha, que ressalta o aporte de R$ 1,2 bilhão para os novos pontos de vendas. "Ano passado inauguramos 45 lojas. Este ano vamos dobrar esse número", explica. Samaha reitera que não descarta novas aquisições. "Recentemente adquirimos a rede Massmart, na África do Sul, para ganhar fôlego na região. Esse continente é uma das nossas metas de expansão mundial, como Brasil e China." O grupo Walmart ainda é um dos fortes conglomerados cotados pelo mercado varejista para disputar com o empresário Abílio Diniz, sócio do Grupo Pão de Açúcar (GPA), uma fatia do Carrefour no País - ou, agora, da rede Dia, que acaba de ser separada do Carrefour. Mário Nogueira, da Demarest e Almeida Advogados, acredita que "a união entre o GPA e o varejista francês deve gerar uma série de problemas no Cade, pois as lojas das duas redes se encontram muito próximas".

 


Veículo: DCI


Veja também

Prejuízo com importados vai a US$ 5,5 bilhões

A Indústria têxtil e de confecção nacional vem enfrentado dificuldades de concorrer com os pr...

Veja mais
O castelo de cartas da chilena Polar

Fraude praticada por varejista põe sistema financeiro em xeque   Uma das máximas do consumismo - de...

Veja mais
Logística afeta vendas na internet

O que deveria ser sinônimo de comodidade virou dor de cabeça para consumidores em todo o país. A dur...

Veja mais
Roupas lideraram a alta de preços no varejo de SP

As roupas lideraram a alta de preços no mês passado, segundo a Federação do Comércio d...

Veja mais
Laticínio de Goiás quer faturar R$ 1 bilhão

Sexto do mercado e dono da marca Piracanjuba, Laticínios Bela Vista investe em fábricas para ampliar produ...

Veja mais
Justiça apreende documentos do Carrefour a pedido do grupo Casino

A estratégia consiste em preservar provas em meio à disputa entre o Casino e o sócio brasileiro, Ab...

Veja mais
Casino "quebra sigilo" do Carrefour

Câmara de arbitragem poderá ter acesso a e-mails trocados entre grupo rival francês e empresár...

Veja mais
Varejistas mantêm planos de expansão

Supermercados disputam mercado da Grande Florianópolis e novas lojas devem receber R$ 90 milhões   ...

Veja mais
Fios "inteligentes" são foco da Rhodia

Têxtil: Propriedades especiais vão de ação contra bactérias até proteç&a...

Veja mais