Aroma Real faz marketing

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Fabricante de biscoito aposta na "Estrada Real".

 

Há apenas dois anos no mercado, a Aroma Real, fabricante de biscoito de polvilho e bolos, planeja expandir a produção dos itens e ampliar as vendas em Minas Gerais e em toda a Estrada Real, composta por cidades do Estado e municípios do Rio de Janeiro. A empresa terceiriza a fabricação dos produtos e aderiu ao licenciamento da marca "Estrada Real", além de destinar parte do faturamento - que não foi revelado - para o desenvolvimento sustentável do turismo.

 

De acordo com o gerente de marketing, Dilson Costa, existem vantagens para se licenciar produtos no mercado. "A idéia é atingir um público que, anteriormente, era difícil conquistar, além de poder atuar em segmentos diferentes. Outra vantagem é a redução nos custos de marketing e de expansão da marca, pois com o nome já consolidado garante a lucratividade. A idéia é transformar o investimento necessário para criar uma marca forte em custo variável", analisou.

 

As duas unidades fabris terceirizadas estão localizadas no bairro Renascença, na região Nordeste da Capital e em Sabará, Região Metropolitana de Belo Horizonte (RMBH). "A terceirização da fábrica foi interessante, pois temos um especialista para cada item desenvolvido", disse o gerente. As fábricas empregam 60 funcionários. A planta opera com apenas 10% da capacidade produtiva. O volume chega a 3 toneladas mensais. Desse montante, 1,2 toneladas correspondem à produção de biscoitos e 1,8 mil toneladas se referem à fabricação de bolos.

 

Costa explicou que o processo de licenciamento da marca se estendeu por seis meses para a avaliação de gestão e mais uma ano e meio para o controle de qualidade dos produtos. "Até que o Instituto Estrada Real (IER) nos concedeu o direito de usar a marca", destacou. Costa disse ainda que o IER exige qualidade máxima dos produtos.

 

História - O desenvolvimento dos produtos da Aroma Real são vinculados às passagens da história mineira. Conforme Costa, há 250 anos as pessoas tinham o hábito de coalhar o leite, já que era difícil conservá-lo por causa da inexistência da geladeira. O uso da coalhada é uma das características da culinária mineira. Em uma época sem embalagens especiais, o leite azedava com facilidade. Assim, a coalhada, com sua acidez, garantia segurança contra os microorganismos e mofos. "A história do biscoito de polvilho é parecida com a do queijo. Na necessidade de transformar o leite em coalhada veio o biscoito", lembrou.

 

A ampliação do mix de produtos está prevista para os próximos anos. Atualmente, a Aroma Real produz o tradicional biscoito escaldado, que tem origem há 200 anos. "A massa é colocada no óleo quente", disse. Além desse item, existem as versões tradicional, queijo, cebola, salsa, pimenta e bacon.
Já o bolo é do tipo inglês.

 

"O bolo inglês veio com a chegada de D.João para o Brasil. Em 1808, Don João veio para o Brasil fugindo de Napoleão Bonaparte. Ao chegar, abriu os portos brasileiros para outros países, além de Portugal. O único país que não estava dominado por Napoleão era a Inglaterra. Foram os ingleses que construíram a malha ferroviária da Estrada Real e trouxeram o bolo inglês", disse.

 

A empresa distribui os produtos para a rede farmacêutica Drogaria Araujo e as supermercadistas Morini e Salles. Costa revelou que existem negociações com a a rede Verde Mar, Epa, Via Brasil e Super Nosso. Dentro das projeções do plano de expansão, a Aroma Real pretende atingir o mercado paulista e o Distrito Federal.

 

Veículo: Diário do Comércio - MG


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