Grupo mineiro abriu 21 unidades no primeiro semestre.
A rede de eletrodomésticos e eletroeletrônicos Eletrozema, com sede em Araxá, no Alto Paranaíba, ampliou sua rede em 7,72% no primeiro semestre deste ano, mediante investimentos de R$ 12,6 milhões. Ao todo, foram inauguradas 21 unidades, sendo 16 em Minas Gerais e as outras cinco na Bahia e em Goiás. Para a segunda metade do ano está prevista a abertura de outros 29 pontos de venda, mediante aportes de R$ 17,4 milhões, que complementarão o plano de expansão da rede para o exercício em R$ 30 milhões.
As informações são do diretor-geral da empresa, Romeu Zema. Segundo ele, as inversões na expansão Eletrozema representam mais do que o dobro das inversões realizadas na abertura de lojas em 2010. No ano passado, 27 unidades foram inauguradas, mediante inversões de R$ 14 milhões.
Diante do aumento no número de unidades, os postos de trabalho também cresceram durante o primeiro semestre. "Em média, cada uma dessas novas lojas emprega 14 pessoas. Com a abertura das 21 lojas, cerca de 300 empregos diretos foram gerados. Já com as outras 29 unidades previstas para o restante do ano, outros 400 postos deverão ser somados", diz. Conforme o diretor-geral, atualmente a rede Eletrozema possui 4,4 mil funcionários, número que deverá saltar para 5,1 mil ao fim de 2011.
De acordo com Zema, a localização das novas lojas previstas para serem abertas ao longo do segundo semestre, deverá acompanhar a tendência das 21 inauguradas de janeiro a junho deste ano, o que fará com que a maioria também fique em Minas Gerais.
Atualmente, a rede possui 293 pontos de vendas distribuídos entre os estados de Minas Gerais, São Paulo, Goiás e Bahia. Somente o território mineiro concentra aproximadamente 76% dos negócios, com 222 unidades. Logo atrás aparece São Paulo com 41 lojas. Goiás vem em seguida com 17 unidades e depois a Bahia, com 13 pontos de vendas.
Já em relação ao desempenho dos negócios ao longo do primeiro semestre deste ano, o diretor-geral da Eletrozema informa que ele aumentaram em 23% na comparação ao de igual período de 2010. Conforme ele, entre os principais fatores que permitiram o bom desempenho estão os investimentos na expansão da rede e na ampliação do mix de produtos, assim como o aumento da renda da população brasileira nos últimos anos.
Ainda de acordo com Zema, as medidas de contenção adotadas pelo governo federal ao longo da primeira metade do ano, para desacelerar o consumo e a inflação, já começaram a refletir nos negócios da empresa, mas não a ponto de prejudicar os resultados.
"Para se ter uma ideia, enquanto nos primeiros meses do exercício estávamos registrando expansão de 30% em relação a igual período do ano passado, encerramos junho com aumento de 18%, na mesma base de comparação, o que refletiu a desaceleração do crescimentoõ, explica.
Ainda assim, ele se mantém otimista para o restante do ano, já que, tradicionalmente, os negócios do segundo semestre são mais aquecidos do que os do primeiro. "Nessa época temos datas comemorativas importantes, como Dia dos Pais, Dia das Crianças e Natal que, juntos, colaboram para que o período responda por 60% do faturamento da rede", completa. Desta forma, ele aguarda um incremento de pelo menos 25% dos negócios ao final do exercício na comparação com o ano passado.
Veículo: Diário do Comércio - MG