O primeiro azeite de oliva extravirgem produzido no Brasil é um dos destaques do 4º Festival de Inverno de Maria da Fé, no Sul de Minas, que começou na quinta-feira. Os participantes podem degustar e adquirir o produto pioneiro extraído pela Empresa de Pesquisa Agropecuária de Minas Gerais (Epamig) desde 2008. No espaço Azeite e Cia, na Praça Getúlio Vargas, estão expostos, além do óleo, cosméticos, tintura e outros produtos derivados da oliveira.
As pesquisas da Epamig em olivicultura começaram há mais de 30 anos, com a escolha de cultivares que se adequassem às características de clima e solo da região da Serra da Mantiqueira, onde está localizado o município de Maria da Fé. A primeira extração de azeite, em caráter experimental, foi feita em 2008. Em 2009, o Núcleo Tecnológico Epamig Azeitona e Azeite adquiriu um extrator de azeite, importado da Itália, e passou a processar o óleo em parceria com a associação de olivicultores da região.
Em 2010, o azeite da Epamig foi testado na Europa e bem avaliado por consumidores na Espanha e na Itália, onde foram feitas análises em laboratórios especializados. A previsão é de que o produto esteja nas prateleiras dos supermercados já em 2012.
Com o objetivo de avaliar a adaptabilidade da oliveira em diferentes condições climáticas, a Epamig desenvolve a cultura em caráter experimental em Leme do Prado, no Vale do Jequitinhonha, e em Araxá, no Alto Paranaíba. Além disso, conta com o maior banco germoplasma do país, na Fazenda Experimental de Maria da Fé, e desenvolve projetos que visam à qualidade do produto, do plantio ao consumo final, como o sequenciamento genético, que monitora a produção desde a escolha da cultivar até a comercialização do fruto, e estudos sobre os benefícios do consumo do azeite para a saúde.
O Festival de Inverno de Maria da Fé está sendo promovido em dois fins de semana, dos dias 7 a 10 e de 14 a 17. A programação inclui shows, gastronomia e exposições de arte e artesanato.
Veículo: Diário do Comércio - MG