Azeite extravirgem é destaque em festival

Leia em 1min 50s

O primeiro azeite de oliva extravirgem produzido no Brasil é um dos destaques do 4º Festival de Inverno de Maria da Fé, no Sul de Minas, que começou na quinta-feira. Os participantes podem degustar e adquirir o produto pioneiro extraído pela Empresa de Pesquisa Agropecuária de Minas Gerais (Epamig) desde 2008. No espaço Azeite e Cia, na Praça Getúlio Vargas, estão expostos, além do óleo, cosméticos, tintura e outros produtos derivados da oliveira.

 

As pesquisas da Epamig em olivicultura começaram há mais de 30 anos, com a escolha de cultivares que se adequassem às características de clima e solo da região da Serra da Mantiqueira, onde está localizado o município de Maria da Fé. A primeira extração de azeite, em caráter experimental, foi feita em 2008. Em 2009, o Núcleo Tecnológico Epamig Azeitona e Azeite adquiriu um extrator de azeite, importado da Itália, e passou a processar o óleo em parceria com a associação de olivicultores da região.

 

Em 2010, o azeite da Epamig foi testado na Europa e bem avaliado por consumidores na Espanha e na Itália, onde foram feitas análises em laboratórios especializados. A previsão é de que o produto esteja nas prateleiras dos supermercados já em 2012.

 

Com o objetivo de avaliar a adaptabilidade da oliveira em diferentes condições climáticas, a Epamig desenvolve a cultura em caráter experimental em Leme do Prado, no Vale do Jequitinhonha, e em Araxá, no Alto Paranaíba. Além disso, conta com o maior banco germoplasma do país, na Fazenda Experimental de Maria da Fé, e desenvolve projetos que visam à qualidade do produto, do plantio ao consumo final, como o sequenciamento genético, que monitora a produção desde a escolha da cultivar até a comercialização do fruto, e estudos sobre os benefícios do consumo do azeite para a saúde.

 

O Festival de Inverno de Maria da Fé está sendo promovido em dois fins de semana, dos dias 7 a 10 e de 14 a 17. A programação inclui shows, gastronomia e exposições de arte e artesanato.

 

Veículo: Diário do Comércio - MG


Veja também

Consumo consciente

Com o aumento do consumo do brasileiro, aumenta também a percepção de que são pagos impostos...

Veja mais
Dobra o valor das exportações de mel

Em maio, foram embarcados para o exterior mais de 2,5 milhões de quilos.   Em maio, as exportaç&oti...

Veja mais
Geada pode reduzir produção do café na próxima safra

As geadas que atingiram as regiões produtoras de café no Sul do Estado, entre o final de junho e o in&iacu...

Veja mais
Philips vai centralizar produção de ferro no país

A Philips do Brasil, subsidiária da holandesa Royal Philips Electronics, fabricante de produtos da marca Walita, ...

Veja mais
Produção de banana aumenta em Minas

O aumento da produção de bananas no Norte de Minas Gerais, estimado em 20% em 2011, tem sido impulsionado ...

Veja mais
Hope abrirá 1ª loja de rua

Juiz de Fora foi escolhida pela marca de lingerie.  Juiz de Fora, na Zona da Mata, será a primeira cidade b...

Veja mais
Eletros prevê vendas até 15% maiores

As vendas de eletrodomésticos e eletroeletrônicos devem crescer este ano cerca de 15% na comparaç&at...

Veja mais
Eletrozema amplia rede em 7,7%

Grupo mineiro abriu 21 unidades no primeiro semestre.   A rede de eletrodomésticos e eletroeletrôni...

Veja mais
Seae aprova fusão da Insinuante com Ricardo Eletro

Após um ano e quatro meses do anúncio da fusão entre as Lojas Insinuante e Ricardo Eletro, a Secret...

Veja mais