Mesmo com queda, preços de varejo do leite longa vida ainda são considerados altos

Leia em 1min 30s

Os atuais preços do leite longa vida no varejo ainda podem ser considerados altos, se comparados aos níveis históricos praticados antes de 2007, mesmo com a queda recente, segundo análise do IEA (Instituto de Economia Agrícola do Estado de São Paulo).

 

Nos últimos 12 meses, o produto teve alta de 19,62% em São Paulo, segundo pesquisa do Dieese (Departamento Intersindical de Estatísticas e Estudos Socioeconômicos), mas no mês de agosto sofreu queda de 4,14%, passando do preço médio de R$ 1,87 em julho para R$ 1,79.

 

Entretanto, o mesmo não ocorreu com os preços do leite tipo C. Dados do IEA apontam alta no varejo. Em agosto de 2007, o preço era de R$ 1,71 e neste ano chegou a R$ 1,83, o que representa uma elevação de 7% no período de 12 meses, Considerando apenas o acumulado entre janeiro e agosto de 2008, o aumento foi de 2,8%.

 

Tributo sobre "estrangeiros" O relatório do IEA sobre o comportamento dos preços do leite aponta que novos decretos tornaram mais difícil, em termos econômicos, a entrada de leite vindo de fora do Estado. O leite longa vida que entra em São Paulo vem embutido com 12% de ICMS (Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços) sobre o preço final de venda.

 

Além disso, os supermercados devem recolher outros 18% de ICMS sobre o preço final de venda, o que, em termos práticos, faz com que o custo deste produto vindo de outros estados seja acrescido de 8% a 10%.

 

Como São Paulo é o maior consumidor nacional de leite, esta ação da Secretaria da Fazenda acarretou a outros Estados a necessidade de diminuir os preços para que seus produtos continuassem competitivos no mercado paulista.

 

Veículo: Portal BOL


Veja também

Eletrodomésticos preocupam varejo

O setor supermercadista, que atingiu crescimento de 5,53% nas vendas durante o mês de setembro na comparaç&...

Veja mais
Comprar em supermercados fica 1,25% mais barato em setembro, revela Abras

Os preços praticados pelos supermercados em setembro registraram decréscimo de 1,25% frente a agosto. J&aa...

Veja mais
Coca-Cola usa seu ícone contra a crise

A Coca-Cola é a marca mais valiosa do mundo - US$ 66,6 bilhões -, conforme ranking elaborado pela consulto...

Veja mais
Fórmula para reter talentos inclui clima e remuneração

Fazer com que os colaboradores se comprometam com os resultados da empresa não é uma tarefa fácil. ...

Veja mais
Dove oferece mais frescor no cuidado diário com nova linha Go Fresh

A novidade chega em sabonetes, desodorantes e loções com um toque refrescante e energizante para agradar &...

Veja mais
Lei da oferta e procura eleva o preço do mamão

A safra do mamão deve ser menor este ano, na Bahia. Mesmo assim, os agricultores não têm do que recl...

Veja mais
Danone refresca o verão com o inédito Danup Ice

Novidade tem o efeito cooling, que deixa a garganta geladinha e mantém todo o sabor do delicioso DanUp   A...

Veja mais
PecNordeste será lançada na Feileite

Câmara Setorial do Leite também se reunirá, durante a feira, com o secretário de Agricultura,...

Veja mais
Wal-Mart inova para atrair classes D e E

Grupo cria novo tipo de loja, com serviços como consultas médicas   O Wal-Mart, o terceiro maior v...

Veja mais