Produtos apícolas do estado ganham mercado fora do país. Exportações cresceram 50,7% no primeiro semestre
O mel de Minas está adoçando a boca dos estrangeiros. Prova disso é que as exportações mineiras de produtos apícolas (que englobam mel natural e cera de abelha) não param de crescer. Os embarques aumentaram 50,7% no primeiro semestre, em comparação com igual período de 2010, e movimentaram US$ 2,7 milhões, segundo dados do Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior (MDIC) que foram analisados pela Superintendência de Política e Economia Agrícola (Spea) da Secretaria de Estado de Agricultura, Pecuária e Abastecimento.
"Nos primeiros seis meses do ano, as vendas externas mineiras de produtos apícolas foram destinadas a oito países, sendo os principais compradores o Japão, Estados Unidos e Alemanha, que juntos compraram o equivalente a 98% das exportações mineiras", diz Márcia Aparecida de Paiva Silva, assessora técnica da Spea. Ela destaca a Alemanha, que registrou aumento de 490,1% nas importações e passou de quarto para terceiro maior importador, entre o primeiro semestre de 2010 e este ano, ultrapassando o Reino Unido.
O mel registrou maior incremento entre os produtos apícolas, equivalente a 77,5%, entre o primeiro semestre de 2010 e 2011. As exportações do produto chegaram a US$ 833,6 mil, que corresponderam a 30,6% das vendas externas do segmento. Segundo Márcia Silva, a participação percentual do comércio de mel natural para fora do país vem apresentando trajetória crescente desde 2008.
Já as vendas de ceras de abelha, que incluem a própolis, somaram US$ 1,9 milhão em 2011, incremento de 41,3% em relação ao montante apurado em igual período de 2010. Nos primeiros seis meses do ano, a receita de exportação desses produtos atingiu o maior valor histórico, o que mostra o alta da aceitação no mercado internacional. O Japão foi o principal mercado de destino das ceras de abelha mineiras, com registro de compras de 97,5% das vendas externas de Minas.
Veículo: O Estado de Minas