Apetite das classes C e D lota "populares"

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A inflação não foi suficiente para inibir o apetite do consumidor das classes C e D no primeiro semestre deste ano, que lotou os shoppings populares instalados na Capital. De janeiro a junho, a maioria deles apurou expansão de até 15% no fluxo de pessoas na comparação com o mesmo período de 2010. Mesmo com o resultado positivo na primeira metade do ano, a aposta dos administradores dos centros de compras ainda é no segundo semestre, quando o Dia das Crianças e o Natal alavancam as vendas.

 

O Shopping Xavantes, instalado na região central de Belo Horizonte, apresentou no primeiro semestre deste ano aumento no fluxo entre 10% e 15% na comparação com igual intervalo de 2010. O presidente do centro de compras, Leonardo Furman, afirma que o movimento é crescente e atribui esse fator à consolidação do shopping popular como alternativa de compras. No entanto, ele lembra que, historicamente, o comércio apresenta melhores resultados no segundo semestre. "Com isso, esperamos índices maiores nos últimos seis meses do ano", diz.

 

ncora - O Shopping Xavantes tem 600 lojas em operação e Área Bruta Locável (ABL) de 7,8 mil metros quadrados. Um projeto de expansão já está em estudo. Furman informa que negocia com os Supermercados BH a instalação de uma unidade na área atualmente ocupada pelo estacionamento. "Mas não temos nada certo ainda."

 

O Uai Shopping, com duas unidades na Capital, uma no centro e outra no bairro Céu Azul, na região da Pampulha, registrou resultados distintos no primeiro semestre deste ano. Enquanto o centro de compras do centro apresentou crescimento no fluxo de 15% (média) de janeiro a junho em comparação com o mesmo período de 2010; a unidade Céu Azul amargou queda nas vendas de 8% (média) no primeiro semestre de 2011 sobre o último trimestre de 2010, já que o empreendimento da Pampulha foi inaugurado em outubro daquele ano.

 

O gerente de Marketing do Uai Shopping, Lucas Malachias, explica que a administração do mall não tem controle sobre as vendas na unidade do Centro, já que o aluguel é pago de forma fixa e não há percentual sob as comercializações. Ele diz, ainda, que o primeiro ano de funcionamento de um centro de compras tem oscilações e que espera um segundo semestre melhor na unidade do Céu Azul.

 

Para atrair o público estão acontecendo diversas atividades no mall instalado na região da Pampulha, que possui 35 lojas em operação. No Uai Shopping do centro, com 150 lojas, a aposta é na inauguração das obras de expansão da Praça de Alimentação, que deve acontecer ainda neste ano. Malachias explica que a atual estrutura da área de restaurantes e lanchonetes não consegue atender à demanda e que espera, com a expansão, poder atender melhor aos clientes. Atualmente, passam pelo mall, em média, 21 mil pessoas por mês.

 

O Uai Shopping da região central deve passar por mais uma expansão. A rede comprou o prédio ao lado, antes ocupado pelo Supermercado Epa, e aguarda autorização da Prefeitura para iniciar as obras de ampliação. Outras três unidades da rede já estão em negociação. Elas seriam instaladas nas cidades de Contagem, Betim e Ribeirão das Neves, todas na Região Metropolitana de Belo Horizonte (RMBH). (JD)

 

Veículo: Diário do Comércio - MG


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