Cadeia do leite em Minas ganha fórum

Leia em 2min 50s

Meta é adoção de políticas para estimular a qualidade e agregar valor aos produtos de todo o segmento.

 

Para estreitar as relações do setor produtivo com o setor público, o governador Antonio Anastasia anunciou ontem a criação do Fórum da Cadeia Produtiva de Leite de Minas Gerais. Uma das principais ações é a identificação dos gargalos e a adoção de políticas que venham estimular a produção de alta qualidade e sustentável, além de agregar valor aos produtos de toda a cadeia.

 

O fórum será coordenado pelo governador e contará com a participação de representantes dos segmentos ligados à cadeia leiteira. Assim como o Fórum do Café, que foi lançado em julho passado, o do leite também tem caráter permanente.

 

De acordo com o secretário de Agricultura, Pecuária e Abastecimento, Elmiro Nascimento, Minas Gerais é o maior produtor de leite do país, respondendo por cerca de 35% da produção com o volume de 8 bilhões de litros ao ano. Segundo o último levantamento da produção elaborado pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), são cerca de 300 mil propriedades mineiras voltadas para a atividade, um rebanho de 7,2 milhões de cabeças e 906 indústrias laticínios de vários portes.

 

Entre as principais propostas para o setor para que o consumo e a produção de leite no Estado sejam ampliados estão a melhoria das vias de acessos às regiões produtoras; o desenvolvimento da infraestrutura para facilitar o escoamento das agroindústrias; a maior introdução do leite e derivados na merenda escolar; o aumento da vigilância em relação à sanidade; expansão da indústria láctea; e o estímulo ao melhoramento da genética do rebanho mineiro.

 


Estímulo - "Vamos trabalhar para que o produtor e o leite sejam valorizados pelo Brasil afora, muito mais do que já é, como um produto de excelente qualidade nutricional e com um valor econômico importante. Temos que resguardar o produto nacional", disse Anastasia.

 

Também serão desenvolvidas ações para fortalecer e ampliar o programa Queijo Minas Artesanal e o Minas Leite, que são considerados fundamentais por levar aos produtores informações que auxiliam na produção de itens com alta qualidade através do melhoramento do manejo e do aumento da produtividade.

 

Atualmente o Minas Leite atende cerca de 270 municípios onde estão instaladas 800 unidades modelos, que sevem para capacitar os pecuaristas do setor. A expectativa é que até o final do ano, cerca de 1 mil agricultores familiares sejam atendidos pelo projeto.

 

O Fórum do Leite é considerado fundamental pelos representantes do setor, uma vez que as relações entre produtores, indústria e governo serão estreitadas, o que favorece a criação de políticas público-privadas que vão efetivamente atender a demanda de toda a cadeia.

 

"Vamos apresentar sugestões e soluções para a questão do leite. Isso significa também agregar valor ao produto feito em Minas, ou seja, não só exportar o leite in natura, mas aproveitar aqui as fábricas para fazer iogurtes, queijos sofisticados, o que representa uma renda muito maior para os produtores, fabricantes e para o Estado como um todo, ou seja, mais riqueza e empregos de melhor qualidade", disse Anastasia.

 

Veículo: Diário do Comércio - MG


Veja também

BH: Cartão de crédito é cada vez mais usado na Capital

Mais preocupados com o valor das parcelas do que com as taxas de juros, os consumidores continuam recorrendo ao cart&ati...

Veja mais
Atacadão já representa 75% do lucro e 50% das vendas do Carrefour no País

Rede comprada há quatro anos por R$ 2,2 bilhões, e que reúne num mesmo ponto operaçõe...

Veja mais
Walmart perde aura de preço baixo nos Estados Unidos

Walmart perde sua antiga reputação de oferecer os preços mais baixos ao consumidor e complica seu e...

Veja mais
Oscilação no algodão deve persistir até setembro

Produtores ofertam, mas indústria se retrai, o que baixa o preço da pluma.   Os preços do a...

Veja mais
Walmart sempre quis comprar o Carrefour no país, diz rede francesa

O americano Walmart sempre esteve interessado em comprar a operação brasileira do Carrefour, mas o grupo d...

Veja mais
Olofsson nega que Carrefour recebeu proposta do Walmart

Com o fracasso da fusão entre o Pão de Açúcar e o Carrefour, surgiram rumores de que o Walma...

Veja mais
Camicado será convertido para Renner até 2012

Em comunicado distribuído ao mercado, a rede varejista norte-americana Renner anunciou que já começ...

Veja mais
Fabricantes de filmes traçam estratégia para sobreviver na era digital

A Kodak e a Fujifilm, tradicionais fabricantes de filmes fotográficos, lutam para sobreviver no mundo digital. Am...

Veja mais
Bahia quer autossuficiência na produção de leite

A Bahia, que no último ano aumentou em 24% sua produção de leite, caminha a passos largos para alca...

Veja mais