Programa visa elevar a produção de lácteos em Santa Catarina

Leia em 2min 10s

A Coopercentral Aurora, as cooperativas agropecuárias e o Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar) iniciaram neste mês um dos maiores projetos de qualificação profissional de Santa Catarina: é o Programa Aurora de Qualidade do Leite que, nos próximos dois anos, capacitará 2.000 criadores de bovinos leiteiros do oeste barriga-verde com 2.240 horas de treinamento.

 

Ao fazer o anúncio, o diretor de Agropecuária da Coopercentral Aurora, Marcos Antonio Zordan, e o superintendente do Senar de Santa Catarina, Gilmar Zanluchi, enfatizaram que esse é mais um esforço para tornar o oeste catarinense a melhor bacia leiteira do País. "A profissionalização dos produtores rurais evitará sua expulsão da atividade", acrescentaram.

 

Os produtores rurais, os transportadores de leite e os técnicos participarão dos treinamentos teóricos e práticos para a padronização de todas as etapas do processo produtivo.

 

De acordo com a assessora técnica de produção Eliana Bodanese, a prioridade é a adaptação da atividade de pecuária leiteira, a implantação do check-list padrão e a verificação da propriedade rural para cumprimento da Instrução Normativa 51, editada pelo Ministério da Agricultura. A IN 51 estabeleceu novas regras, critérios e parâmetros para a produção de leite no Brasil. As atividades instrucionais serão desenvolvidas em 2011 e 2012, com reciclagem em 2013. Os produtores serão organizados em 140 turmas para melhor aproveitamento didático e pedagógico.

 

Além do conteúdo teórico em sala de aula, cada treinando fará quatro horas de prática em uma ou mais propriedades de produtores participantes. O treinamento tem foco na qualidade do leite. O módulo inicial dura 16 horas e tem o caráter de um treinamento nivelatório. Estão previstas fases subsequentes que visam aprimorar os conhecimentos e aumentar a segurança alimentar da cadeia fornecedora de matéria prima da Aurora. Os instrutores foram treinados pelo Senar através de um programa escolhido e adaptado pela equipe da Aurora.

 

O investimento total é de R$ 185 mil e está sendo aportado pelo Senar, que suporta os custos de instrutores, refeições e material didático. A Coopercentral Aurora participa com a organização, técnicos, transporte e visita à indústria de lácteos para aprendizado prático.

 

Retorno

 

O treinamento permitirá identificar a situação da cadeia produtiva do leite sob os aspectos de produção, mercado e consumo e os sistemas de produção de gado leiteiro confinado, semiconfinado e à pasto. O treinamento focalizará os procedimentos para produção dentro dos padrões do programa nacional de qualidade do leite.

 


Veículo: DCI


Veja também

Para indústria têxtil, nova norma pode coibir triangulação

Representantes do setor de confecções acreditam que a inspeção física de importa&cced...

Veja mais
Mercado de laranja-pêra in natura ainda segue lento

O ritmo de venda de laranja-pêra segue lento no mercado paulista in natura. Segundo o Cepea, o grande volume de fr...

Veja mais
Cigarros ficam 20% mais caros a partir de dezembro deste ano

Os cigarros ficarão 20% mais caros no varejo a partir de 1º de dezembro deste ano, em razão do aument...

Veja mais
Compras no atacado são lideradas por dona de casa

Donas de casa de mais 40 anos são a clientela mais assídua das redes que atuam no modelo 'atacarejo', como...

Veja mais
Lupo quer reduzir a dependência das meias

A Lupo, empresa familiar de Araraquara (SP), busca atualmente alternativas para reduzir a dependência das meias, s...

Veja mais
O Boticário compra fatia da Trifil e estreia no mercado de lingerie

Empresa deverá usar roupa íntima para complementar o portfólio de sua marca de vendas diretas, a Eu...

Veja mais
Sem clima de festa na Faber-Castell

Em meio à comemoração de 250 anos da empresa, sócios brigam no Brasil   O conde Anton...

Veja mais
Higiene e beleza abrem espaço a mais empreendedores

Para consultora, há boas oportunidades para prestação de serviços e no atendimento a nichos ...

Veja mais
Expoagas agrega novos setores da economia em sua 30ª edição

Encontro supermercadista começa hoje na Fiergs e contará também com a realização de p...

Veja mais