Banana custa mais em SP do que em NY

Leia em 1min 40s

Quilo da fruta custa R$ 5 em SP e R$2,78 em NY

 

Comprar banana e outras frutas tropicais, neste momento, é mais barato em alguns supermercados dos Estados Unidos do que do Brasil, conforme mostra um levantamento feito pelo professor de economia Alcides Leite, da Trevisan Escola de Negócios.

 

O quilo da banana prata, estava custando R$ 5 no supermercado Pão de Açúcar e R$ 3,23 no Sonda em São Paulo anteontem. No mesmo dia, a rede The Food Emporium, em Nova York, vendia a chamada "banana yellow", qualidade próxima à prata, por R$ 2,78 o quilo.

 

Situação semelhante acontecia com outras frutas. O mamão papaya, por exemplo, saía por R$ 3,90 o quilo no Sonda da capital paulista e por R$ 3,52 no supermercado D"Agostino de NY.

 

Uma combinação de fatores explica por que algumas frutas tropicais estão mais caras no Brasil do que nos EUA neste momento, segundo o presidente do conselho do Provar (Programa de Administração do Varejo), Claudio Felisoni de Angelo.

 

Para ele, no entanto, essa situação é pontual e está ligada a fatores sazonais. Neste momento, o Brasil está no inverno e a tendência é que faltem determinadas frutas no comércio doméstico. Já os EUA podem neste momento importar de nações que estejam no verão.

 

Ao fator sazonal soma-se o câmbio, observa Angelo. A valorização do real faz com que sejam necessários cada vez mais dólares para comprar um mesmo produto feito no Brasil.

 

O levantamento de preços, feito por Alcides Leite, faz parte da série "Quanto custa", que o blog Radar Econômico publica toda quarta-feira, comparando preços de um mesmo produto no Brasil e no exterior.

 

A série mostrou, até agora, que bens de consumo industrializados costumam ter, no Brasil, o dobro do preço praticado em nações ricas. O País também é mais caro que outras grandes economias da América Latina, como Argentina e México.

 

Veículo: O Estado de S.Paulo


Veja também

Carrefour tem prejuízo e reduz preços para recuperar mercado

O Carrefour, maior varejista da Europa, apresentou queda de 22% no lucro operacional de janeiro a junho deste ano, para ...

Veja mais
Fornecedor vai produzir sandália e vira concorrente da Havaianas

Grupo Amazonas, de Franca, prevê ficar com fatia de 5% do mercado brasileiro até março de 2012 &nbs...

Veja mais
Lojistas lançam promoção para impulsionar as vendas

Elevar as vendas do comércio varejista de Porto Alegre e Alvorada em 10% e minimizar os efeitos dos feriados do m...

Veja mais
Frio no sul reduz oferta e eleva preço do leite

A oferta de leite relativamente estável em julho, devido ao clima desfavorável no sul, e também &ag...

Veja mais
Galpões no interior de São Paulo têm ocupação recorde

A logística no interior do estado atravessa ótima fase. Recente levantamento da consultoria imobiliá...

Veja mais
Segurança é segunda maior despesa de lojistas de shopping

Os investimentos anuais aplicados em segurança correspondem a R$ 3 milhões da receita dos shoppings brasil...

Veja mais
Brasil compensa perda global do Carrefour e aumento de 7%

O consumo brasileiro superou em resultados o grupo de países que a rede Carrefour classifica de "mercados em cres...

Veja mais
Farmácias e a era das fusões

O mercado farmacêutico segue a passos largos seu movimento de expansão e agora passa a conviver com fus&oti...

Veja mais
Aportes elevados em armazéns e logística no interior paulista

A logística do interior de São Paulo atravessa sua melhor fase. Companhias como GR Properties e Vallor Urb...

Veja mais