Lojistas confiantes no Dia das Criança

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Data é termômetro do Natal, quando os brinquedos são apresentados ao consumidor.


A Câmara de Dirigentes Lojistas de Belo Horizonte (CDL-BH) estimou um crescimento entre 3,0% e 5,0% nas vendas do Dia das Crianças deste ano sobre o ano passado, quando o faturamento do varejo relativo a outubro somou R$ 2,01 bilhões.

O cálculo da entidade partiu do histórico de resultados na data comemorativa: em 2010, as vendas do mês de outubro tiveram alta de 8,8% frente a 2009. Entretanto, também considerou o cenário econômico atual, com taxas de juros maiores que as do ano passado, crise internacional de endividamento e redução na previsão de crescimento do Produto Interno Bruto (PIB).

A economista da CDL-BH, Ana Paula Bastos, afirma que a previsão para o dia 12 de outubro é boa, tendo em vista a conjuntura. "O setor de comércio e serviços é que sustenta o crescimento atual do PIB, impulsionado pelos níveis de emprego e renda. Outubro será favorecido por eventos como a restituições do Imposto de Renda, adiantamento do 13º salário de aposentados e de alguns servidores e reajustes salariais. Com isso, as pessoas pagam suas dívidas e voltam a consumir", analisa.

Segundo a entidade, o Dia das Crianças é o termômetro do Natal, quando os brinquedos são lançados e apresentados ao consumidor. Os produtos tradicionais devem ser bastante procurados, entre eles bonecas, brinquedos educativos, veículos, jogos e quebra-cabeças. Outros itens também são desejados pelo público, como os relacionados a filmes e seriados do momento, videogames, bicicletas e eletrônicos.

Ainda segundo a CDL, os setores de confecção e calçados e o ramo de livros infantis deverão ser impulsionados, além das lojas de brinquedos. A entidade divulgará, nos próximos dias, pesquisas com empresários e consumidores com foco no Dia das Crianças.

Loja - Em harmonia com a estimativa da CDL-BH, a loja Estripulia do Via Shopping Barreiro, em Belo Horizonte, prevê faturamento, em outubro, pelo menos 5% acima da receita do mesmo mês do ano passado. Para não faltar nada, a empresa adiantou a formação dos estoques e fez as encomendas há dois meses. Como a indústria já havia reajustado os preços desde junho, a loja aumentou os seus, na média, em R$ 4,00 por produto. Com isso, o tíquete médio da temporada deve oscilar entre R$ 39,99 e R$ 49,99.

A gerente da loja, Eliene Pinheiros dos Santos, explicou que os compradores têm perfil variado, desde os que gastam pouco, com carrinhos e bonecas, até os que adquirem produtos caros, como os eletrônicos. "Percebemos que neste ano as pessoas adiantaram as compras, com medo de os brinquedos sofrerem reajustes de preços ou para garantirem a compra de produtos muitos procurados no mercado", informa.

A Estripulia se preparou para a data investindo na exposição dos produtos. As vitrines ficaram mais visíveis, com grande variedade de produtos, evitando artigos repetidos. Até o final do mês, seis funcionários temporários serão contratados, dobrando o número de trabalhadores da equipe. Os novos colaboradores permanecerão na empresa até o Natal. "Acreditamos no bom atendimento para ter resultados.  preciso ter um número adequado de funcionários, uma loja organizada e um estoque com produtos realmente desejados pelo cliente", ensina a gerente.


Veículo: Diário do Comércio - MG


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