Avert, laboratório de sócios da Biolab, adquire o Zurita

Leia em 2min 20s

A farmacêutica Avert, criada por três sócios da Biolab, um dos maiores laboratórios do país, anunciou a aquisição da companhia Zurita, de Araras (SP), cujo carro-chefe na produção é a linha Acnase (combate acne). A aquisição marca a entrada da Avert no segmento popular de medicamentos isentos de prescrição (MIP) médica.

Cleiton de Castro Marques, presidente da Biolab e um dos sócios da Avert, afirmou ao Valor que a farmacêutica paulista foi criada em meados no ano passado e ainda estava inoperante. "Surgiu a oportunidade de adquirir os ativos da Zurita, que têm grande apelo no segmento popular", afirmou. O valor do negócio não foi divulgado.

Além da linha Acnase, o laboratório de Araras também comercializa produtos conhecidos no mercado como o xarope Broncofenil, Sinustrat (combate a sinusite e resfriado) e o Fatigan Plus. No ano passado, o Zurita registrou faturamento de R$ 25 milhões. "Compramos os ativos, que inclui o laboratório, e os produtos, mas a marca Zurita fica de fora", afirmou o empresário.

A expectativa é de que a farmacêutica Avert, já com os novos produtos, cresça entre 10% e 15% nos próximos anos. Os empresários estão reforçando suas apostas no avanço da classe C no mercado, com aumento de renda da população e o maior acesso a medicamentos. Segundo Marques de Castro, a Avert poderá fazer futuras aquisições em medicamentos populares para avançar neste segmento.

A Avert vai ser o braço farmacêutico popular dos irmãos Cleiton de Castro Marques e Paulo de Castro Marques, e do empresário Dante Alário Júnior. Os três são sócios do laboratório Biolab junto com Fernando de Castro Marques, que é presidente da farmacêutica União Química. Fernando não faz parte da Avert.

Os três irmãos têm participação cruzada nos laboratórios Biolab e União Química e negociam atualmente o fim da participação cruzada nos laboratórios. Os bancos Deutsche Bank e o BTG Pactual foram contratados para assessorar essa operação.

Apesar de serem sócios da Biolab, fundada há 13 anos, a Avert não tem vínculo com essa farmacêutica. "Queremos deixar os negócios separados. A Biolab é especializada em medicamentos de prescrição médica, com foco nas áreas de cardiologia, ginecologia e dermatologia", explicou. No ano passado, a Biolab obteve faturamento de cerca de R$ 600 milhões.

Nos primeiros meses deste ano, o movimento de concentração no setor farmacêutico continuou acelerado. Até junho, foram concretizadas 11 negociações de fusões e aquisições, segundo levantamento da consultoria KPMG. Em 2010, foram 18 operações, ante 12 no ano anterior. "As transações no setor estão acontecendo em ritmo acelerado e vêm aumentando relativamente a cada ano. O que prova que é um setor que vem se consolidando", afirmou o sócio da KPMG no Brasil, Luis Motta. Esse setor tem atraído grandes multinacionais e estimulado a união de gigantes nacionais.



Veículo: Valor Econômico


Veja também

Problemas na exportação de algodão à Ásia

Os exportadores no Brasil estão tendo dificuldades para concluir contratos de venda de algodão ao mercado ...

Veja mais
P&G muda marketing para fortalecer Wella

Koleston é a marca de tinturas da Procter & Gamble que se destaca nas prateleiras do varejo, enquanto nos sal...

Veja mais
Argentinos recusam proposta para o trigo

Os produtores de trigo da Argentina rejeitaram uma proposta da Agricultores Federados Argentinos (AFA) que, supostamente...

Veja mais
Vult inicia vendas dentro de supermercados brasileiros

Depois de registrar um crescimento de 134% do faturamento no primeiro semestre deste ano, a marca Vult traça uma ...

Veja mais
Maior rede do PR concretiza projetos e mira resto do País

A rede Condor de supermercados, cuja presença é exclusiva no Paraná, abriu neste mês sua 31&o...

Veja mais
Empresa desenvolve "mídia perfumada"

Entretanto, pesquisas indicam que ele é o que traz lembranças mais efetivas à mente. As pessoas s&a...

Veja mais
Natal eleva encomendas para o setor calçadista

As encomendas dos lojistas junto às indústrias de calçados mineiras, com o objetivo de atender &agr...

Veja mais
Elevação do ICMS sobre diesel vai encarecer o frete

Repasse poderá ser superior a 3 pontos percentuais.Representantes das transportadoras de cargas de Minas Gerais f...

Veja mais
Invasão de importados na mesa

Câmbio favorável e renda maior elevaram a quantidade de frutas e legumes importados na dieta de parte da po...

Veja mais