PepsiCo busca sinergias entre alimentos e bebidas

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Uma das maiores multinacionais de consumo do mundo tenta ser mais prática. A PepsiCo decidiu criar um conselho para alavancar a venda das principais marcas de alimentos e bebidas do seu portfólio nas Américas, o seu maior mercado. A proposta do "Power of One - Americas Council" é garantir uma ação coordenada das estratégias das divisões de alimentos e bebidas, que seguem estruturas distintas nas Américas do Norte e Latina.

As sinergias vão envolver desde a área de vendas, marketing e distribuição até as operações de "back-office". O novo grupo vai focar na criação de oportunidades para complementar o portfólio de alimentos de bebidas, para atender as expectativas tanto de varejistas quanto de consumidores.

Com vendas de cerca de US$ 60 bilhões, a PepsiCo cresceu fazendo aquisições e as estratégias se tornaram localizadas demais. A criação de um conselho comum é uma tentativa de reforçar o valor do seu mix perante o varejo e ganhar competitividade com estratégias combinadas entre as áreas. A dona da aveia Quaker, do salgadinho Doritos e do isotônico Gatorade percebeu que pode ganhar bem mais se estimular a venda conjunta de alimentos e bebidas.

Com o mesmo objetivo, a PepsiCo também anunciou na terça a criação de um grupo global para a divisão de Snacks - assim como já tinha feito no passado com grupos de Bebidas e de Nutrição.

O "Power of One" será liderado pelo presidente da divisão de alimentos da PepsiCo Americas, John Compton. Fazem parte do grupo Al Carey, presidente da divisão de bebidas da PepsiCo Americas; Tom Greco, presidente da Frito-Lay na América do Norte; Pedro Padierna, presidente da PepsiCo no México; Olivier Weber, presidente da divisão de alimentos da PepsiCo na América do Sul, Central e Caribe; Marc Guay, presidente da divisão de alimentos da PepsiCo no Canadá; Massimo d'Amore, presidente da divisão global de bebidas; e Luis Montoya, presidente da divisão de bebidas da América Latina.

A necessidade de reunir as lideranças das duas áreas se dá especialmente por conta da estrutura complexa da PepsiCo no mundo. No Brasil, por exemplo, a presidente da divisão de bebidas, Andrea Alvares, responde para o presidente da respectiva área na América do Sul, Vasco Luce, que por sua vez se reporta a Luis Montoya. Já o presidente da divisão de alimentos no Brasil, Roberto Rios, está subordinado a Olivier Weber.


Veículo: Valor Econômico


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