Dia das Crianças anima shoppings

Leia em 3min 40s

Os centros de compras da capital mineira estão confiantes no Dia das Crianças, data que deve aquecer os negócios do varejo especializado em artigos infantis no próximo mês. De acordo com representantes dos shoppings, as vendas relativas à data deverão crescer em até 11% em relação a igual período de 2010. Já para o fluxo de clientes é esperado um aumento de até 12% em relação a um dia normal de funcionamento. As previsões estão baseadas no bom desempenho da economia, com aumento do emprego e da renda do consumidor.

No Shopping Cidade, localizado na região central de Belo Horizonte, está sendo aguardada uma expansão de cerca de 11% nas vendas frente ao Dia das Crianças de 2010. De acordo com a gerente de marketing, Carolina Vaz, como na data do ano passado em comparação com a mesma época de 2009 o aumento foi de 18%, o crescimento previsto para este exercício irá ocorrer em cima de uma base forte, o que favorece as expectativas.

"Os lojistas estão bastante otimistas com a data. Tanto as operações que comercializam brinquedos quanto as que vendem roupas e acessórios infantis consideram a data como o segundo Natal, em termos de volume comercializado. Além disso, muitas famílias aproveitam as estruturas de lazer do mall para trazer as crianças, o que também contribui para a movimentação dos estabelecimentos", diz.

Assim, Carolina Vaz explica que o fluxo de clientes que transita pelos corredores do centro de compras nos dias que antecedem o 12 de outubro deverá aumentar em aproximadamente 8,5% na comparação com um dia normal. "Enquanto nos dias comuns recebemos cerca de 70 mil consumidores, nesta época o número salta para cerca de 76 mil", explica.


Natal - Em relação a promoções ou atrações para a data, a gerente de marketing afirma que o Shopping Cidade ainda não definiu a adoção de nenhuma estratégia, pois está direcionando os investimentos para a campanha de Natal.

No caso do Shopping Del Rey, situado na região Noroeste de Belo Horizonte, o gerente de marketing, Fábio Amorim, aposta em incremento do volume de itens comercializados, no entanto, prefere não arriscar um palpite para o crescimento. "Teremos aumento, pois o shopping oferece uma série de lojas que se encaixam no perfil infantil, mas ainda é cedo para fazer projeções", diz.

Para alavancar ainda mais as vendas, o shopping center vai investir cerca de R$ 300 mil em uma ação promocional com o tema da Turma da Mônica. Com início em 30 de setembro, a promoção visa apresentar às crianças o processo de produção das histórias em quadrinhos, aliado a atividades recreativas. Para participar do evento e retirar o ingresso, é preciso trocar cupons fiscais de compras nas lojas participantes no valor de R$ 200.

Em relação à movimentação de clientes, Amorim ressalta que a expectativa é de que haja alta de pelo menos 10% na comparação com o volume registrado nos dias comuns. De segunda a sexta, o mall recebe aproximadamente 30 mil visitantes por dia, já aos finais de semana, esse número salta para 40 mil.

O Minas Shopping, localizado na região Nordeste da Capital, por sua vez, projeta crescimento de 8% nas vendas do Dia das Crianças deste ano em relação ao de 2010. Já o fluxo de clientes deverá aumentar em 12% na mesma base de comparação.

Para alavancar ainda mais os resultados da data, o empreendimento aposta em opções de compras e lazer para agradar tanto aos pais e quanto aos filhos. Até o dia 16 de outubro, a praça central do shopping recebe uma arena especial com parque de diversões. Somente no primeiro fim de semana, a ação atraiu um número de clientes quatro vezes maior do que nos fins de semana normais.

O BH Shopping, localizado na região Centro-Sul, possui estimativa de aumento das vendas de 10% frente à mesma data do ano anterior. Já na movimentação, a aposta é de alta de 2%, sobre o fluxo médio diário de 55 mil pessoas em dias comuns. As ações de marketing para a data consumiram investimentos da ordem de R$ 250 mil, mas ainda não foram divulgadas. Já o Diamond Mall, também na região Centro-Sul aposta em incremento de 8% nas vendas e de 5% no fluxo de clientes.


Veículo: Diário do Comércio - MG


Veja também

Grupo deve ter mais trinta hipermercados

O Grupo Pão de Açúcar, dentro de seu planejamento estratégico de expansão orgân...

Veja mais
Preço da salada cai 11,7% na semana

A salada ficou menos salgada ao bolso do consumidor nesta semana. Isso porque os três ingredientes mais conhecidos...

Veja mais
Pão de Açúcar retoma expansão do Extra Fácil

Em três anos, rede de mercado de bairro do grupo vai saltar de 67 para 370 lojas. Também serão abert...

Veja mais
Suggar expandirá planta em Minas

A Suggar Eletrodomésticos formalizou ontem, por meio de protocolo de intenções firmado com o govern...

Veja mais
Supermercadistas apostam no Natal

Supermercados que se associam para formar centrais de compra não temem a inflação dos alimentos e p...

Veja mais
Transportadoras elevam capacidade

Acompanhando os saltos do comércio eletrônico, as empresas de logística intensificaram as negocia&cc...

Veja mais
Para empresários, medida traz custo, mas decisão da Câmara foi "mal menor"

A aprovação na Câmara dos Deputados do aviso prévio proporcional e a perspectiva de que o aum...

Veja mais
Consumo de ovos sobe 27% em 5 anos no país com elevação da renda

O veterinário José Roberto Bottura está orgulhoso. Apesar de não ter uma galinha sequer, com...

Veja mais
Negociação antecipada segura preços da ceia de Natal

Vinhos, azeites, bacalhau e frutas secas não devem sofrer efeito da alta do dólar nos supermercados maiore...

Veja mais