Com a proximidade das festas de fim de ano e diante da crise econômica mundial num cenário de incertezas, muitos setores estão preocupados quanto a qual será o impacto da recessão nos números de dezembro, mês que costuma ter os melhores resultados. As empresas que trabalham com cestas de Natal não terão de que se queixar, pelo contrário: a expectativa é de um resultado melhor do que o de 2007.
A Alcamp, empresa campineira pioneira no mercado de produção de cestas de alimentos e de Natal, não está sentindo a crise afetar a sua produção. Para o diretor da empresa, Joel Scolari, algumas empresas cortaram um pouco o valor em relação ao ano passado, mas a maioria está mantendo a qualidade das cestas. "Nós estamos hoje com 35% de vendas a mais em relação ao mesmo período do ano passado. Eu acredito que esse tipo de benefício que os funcionários têm das empresas não vai ser cortado", diz. A expectativa é vender 1,8 milhão de cestas. Para alcançar o objetivo, a empresa diversificou a linha de produtos, com dois novos tipos de cestas, com 11 e 13 itens, e dois kits batizados de Estilo e que possuem 4 e 18 itens. Outra novidade são as cestas infantis. Com o tema do desenho animado "Shrek", as cestas trazem 16 e 17 itens pensados exclusivamente para os pequenos. Outra preocupação da empresa é com o meio ambiente, e, para este Natal, as cestas serão disponibilizadas em embalagens reutilizáveis e ambientalmente corretas.
A Alcamp está no mercado desde 1984, tem 200 funcionários e produz 130 mil cestas de alimentos por mês. No Natal atinge 1,5 milhão de cestas. Para atender à demanda desta época do ano, foram contratados 250 funcionários temporários na montagem das cestas. A empresa possui 12 lojas de varejo espalhadas em várias cidades, entre elas, São Paulo, Campinas, Jundiaí, Limeira, Sorocaba, Santos e Ribeirão Preto. A Alcamp conta também com representações no Rio de Janeiro, em Minas Gerais e no Paraná.
A Alcamp teve no ano passado faturamento de R$ 100 milhões e a estimativa é chegar até o final deste ano com faturamento de R$ 140 milhões. Além da venda direta ao consumidor em suas lojas, também disponibiliza seus produtos em grandes redes de varejo, como Carrefour, Atacadão e Lojas Americanas, entre outros, e também atende diretamente grandes empresas, médias e grandes indústrias.
Mesmo com a crise econômica mundial, a Alcamp fez questão de que seus cerca de 50 fornecedores assumissem o compromisso para com todos os contratos firmados antes da turbulência do mercado, garantindo, assim, os produtos e preços estabelecidos no plano geral. "A grande maioria com quem mantemos contratos está honrando o compromisso assumido, apenas duas estão tendo dificuldades, pois trabalham exclusivamente com produtos importados que tiveram um impacto direto do dólar em cima de seus produtos, como é o caso da azeitona, por exemplo, que apresentou grande alta e está no gargalo", afirma Scolari.
A empresa deve atender a 3.000 pedidos de empresas de diferentes lugares do País. A Alcamp também está fazendo cestas de Natal personalizadas, montadas de acordo com o gosto da empresa compradora, e também está elaborando cestas especiais para o mercado de varejo, tendo grande número de contratos com redes de supermercados. Porém essas cestas são vendidas apenas com número mínimo de pedidos.
Veículo: DCI