Kraft planeja rever parceria com BR Foods

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A iminente divisão da multinacional Kraft Foods em duas empresas globais, anunciada há dois meses, deve fazer com que a subsidiária brasileira reveja a joint venture mantida com a BR Foods na produção local do cream cheese Philadelphia. No novo cenário, também não está descartada a possibilidade de licenciamento da marca Royal, que dá nome a sobremesas, gelatinas e fermento em pó.

"Vamos ter que pensar na nossa parceria a partir de agora", disse ao Valor o presidente da Kraft Brasil, Marcos Grasso, referindo-se à BR Foods. Desde o lançamento do queijo Philadelphia no Brasil, em 2003, a Kraft trabalha com parceiros na distribuição. Em 2008, a empresa anunciou a joint venture com a Sadia, que acabou se unindo à Perdigão na BR Foods no ano seguinte. À época, foram investidos R$ 30 milhões na empresa, que tem 51% das suas ações nas mãos da Kraft. Grasso não deixou claro se há a possibilidade de venda. "Ainda vamos definir a forma como a marca vai continuar no mercado", disse o executivo, que promete crescimento de dois dígitos para a Kraft Brasil este ano.

Segundo a nova estrutura de negócios da Kraft, será criada uma empresa só para a divisão de mercearia da América do Norte (bebidas, queijos e refeições prontas), que tem marcas importantes, mas de baixo crescimento. O faturamento anual dessa unidade será da ordem de US$ 16 bilhões, a metade do que deve faturar a outra divisão, que vai reunir chocolates, biscoitos, balas e chicletes. Quase todo o portfólio da Kraft Brasil está nesses segmentos. As exceções são Philadelphia, Royal e Tang.

"A separação das áreas foi definida globalmente, mas produtos específicos de país a país podem até continuar na mesma divisão", disse o diretor de assuntos corporativos e governamentais da Kraft Brasil, Fabio Acerbi. No mundo, a multinacional planeja concluir a cisão ao fim de 2012. (DM)


Veículo: Valor Econômico


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