Setor imobiliário é alvo de parcerias do Pão de Açúcar

Leia em 2min 20s

Até 30% das novas lojas do grupo serão unidas a torres residenciais ou comerciais



Varejista tem 1,5 mi de metros quadrados em terrenos com potencial de construção, sendo mais de 60% em SP

Dono de 1,5 milhão de metros quadrados em terrenos com potencial de construção no país -o equivalente a 150 quarteirões-, o Grupo Pão de Açúcar investe em parcerias no mercado imobiliário.

Mais de 60% dessa área total está na capital paulista, que já vive um apagão de terrenos comerciais amplos em endereços nobres, e na Grande São Paulo.
Para fazer esse patrimônio render, a varejista investe em empreendimentos mistos, com torres residenciais e comerciais perto das suas lojas.

O plano é que de 20% a 30% das unidades da companhia abertas a partir de 2012 no ramo de alimentação -bandeiras Pão de Açúcar, Extra, Assaí- sigam esse modelo. O grupo tem ainda as marcas Casas Bahia e Ponto Frio.

A companhia, que está presente em 19 Estados e no Distrito Federal, estuda 25 projetos nas capitais de pelo menos sete Estados, incluindo Rio de Janeiro, Mato Grosso e Ceará, além de São Paulo.

Na quinta-feira passada, foi anunciado, em parceria com a Cyrela, um empreendimento na zona oeste da capital paulista com uma torre residencial com 397 apartamentos, uma comercial com 575 salas e uma loja da varejista com bandeira ainda a definir.
E há mais dois projetos, um em Guarulhos e outro em Santo André, sendo analisados pelas prefeituras.

O Valor Geral de Vendas estimado no empreendimento que será construído pela Cyrela em São Paulo gira em torno de R$ 570 milhões, de acordo com a construtora, sendo R$ 120 milhões pertencentes ao Pão de Açúcar.

A varejista entra com o terreno -de 13 mil metros quadrados no caso citado- e com a loja do grupo. Todo o investimento restante cabe à construtora parceira. Nesse projeto específico, a Cyrela calcula aplicar entre R$ 360 milhões e R$ 380 milhões.


DESENVOLVER O VAREJO

A estratégia do Pão de Açúcar no segmento de imóveis, no entanto, não significa que a empresa pretenda mudar de ramo, afirma Caio Mattar, presidente-executivo da GPA Malls & Properties, braço imobiliário do grupo.
"Nossa intenção é otimizar nossos ativos, mas sempre com objetivo de desenvolver o varejo, que é o negócio da empresa", diz o executivo.
"A loja do grupo é uma âncora para a valorização de áreas. Ao mesmo tempo, o restante do terreno é aproveitado para favorecer a região e o próprio fluxo para a loja."


Em 2006, o Pão de Açúcar fez uma parceria considerada "piloto" com a construtora Halna no bairro Jaguaré, também zona oeste de SP.
Do terreno de 76 mil metros quadrados, a loja do grupo, inaugurada em 2002 e da bandeira Extra, ocupa 40 mil. O restante foi aproveitado para a construção de seis torres residenciais, com 390 apartamentos entregues em 2009.



Veículo: Folha de S.Paulo


Veja também

Bauducco vai investir R$ 100 mi em 2012

Após erguer centro de distribuição em São Paulo, novo aporte será usado para novos pr...

Veja mais
Calçadista transfere fábrica para o exterior

Em meio a invasão de importados, indústria muda produção para países com mão d...

Veja mais
Super Nosso continua em expansão

Grupo vai inaugurar pelo menos cinco unidades no próximo ano, uma delas já no primeiro trimestre.Tendo em ...

Veja mais
Procon orienta compra de brinquedos para o Dia da Criança

Uma pesquisa realizada por técnicos da Fundação Procon-SP encontrou diferenças de até...

Veja mais
Lei de regulamentação dos orgânicos é atualizada

Os produtores de orgânicos devem ficar atentos ao novo regulamento técnico para os sistemas de produç...

Veja mais
Leite Nilza planeja reabrir a produção em dezembro

Com a recontratação de funcionários, esterilização e limpeza dos maquinários d...

Veja mais
Camil quer levar arroz para o leste europeu

Companhia aposta no arroz integral a vácuo para conquistar clientes da Polônia e Hungria Há dez ano...

Veja mais
Parmalat se livra de autuação milionária

A Parmalat Brasil, em recuperação judicial desde 2005, conseguiu livrar-se de mais uma autuaç&atild...

Veja mais
Sara Lee vende divisão para a Bimbo

Dona das marcas Nutrella e Pullman, a multinacional mexicana de panificação Bimbo fechou acordo para compr...

Veja mais