Patrocínios a atletas e entidades serão explorados pelas empresas durante o evento para reforçar atuação no mercado
Além das transmissões e notícias das mais variadas modalidades que integram os Jogos Pan-Americanos, as companhias que investem em patrocínios a atletas ou entidades brasileiras aproveitarão o evento esportivo para explorar sua marca em diversificadas ações de marketing. Como as atenções dos amantes de esporte estarão voltadas de hoje até o próximo dia 30 ao que ocorre em Guadalajara, no México, as empresas tentarão levar vantagem frente à concorrência com ações alusivas à competição que vão desde campanhas a anúncios pontuais com atletas medalhistas.
Patrocinadora da Confederação Brasileira de Desportos Aquáticos (CBDA) e de três atletas que estarão nos Jogos Pan- Americanos, a Speedo investirá até o final deste ano cerca de R$ 5 milhões em patrocínios. A verba supera em 50% a do ano passado por conta da ocorrência do evento esportivo este ano.
“Está começando o melhor período de vendas para nós que vai até março e a realização do Pan-Americano nesse momento é muito bom. É um investimento válido pois o retorno é garantido”, afirma Igor de Souza, gerente de marketing esportivo da Speedo. A marca já fechou espaços publicitários com quatro revistas para publicar anúncios pontuais caso um de seus atletas ganhe medalhe. A empresa patrocina os nadadores Felipe França, Ana Marcela da Cunha e Poliana Okimoto, todos campeões mundiais. “As chances de medalha são grandes”, diz Souza.
A companhia terá ainda ações em sites e peças de mídia exterior, e explorará seus atletas mesmoapós a competiçãocom palestras e eventos para autógrafos.
Além dessas ações, a Speedo terá seus produtos (maiôs, toucas e óculos) sendo utilizados por toda a equipe brasileira de natação durante a competição, o que proporcionará uma grande mídia esportânea para a marca durante as transmissões. "Temos duas linhas de produtos sendo lançadas nesse período para aproveitar a competição", completa o gerente de marketing esportivo da Speedo.
Oportunidades
Mesmo empresas que estão fora do segmento esportivo aproveitam a atenção despertada por uma grande competição esportiva para explorar suas marcas junto aos consumidores. Nesse contexto encontra-se a Nestlé e o Pão de Açúcar, que não são patrocinadores oficiais do evento e nem de uma entidade envolvida nos Jogos mas que terão atletas patrocinados competindo em Guadalajara.
A Nestlé apoia desde o ano passado a campeã olímpica Maurren Maggi, grande favorita na disputa de salto em distância. Em relação ao investimento na atleta, a companhia afirma que “os patrocínios esportivos têm marcado a trajetória da empresa ao longo das últimas décadas” por reforçar seu posicionamento de Nutrição, Saúde e Bem-Estar no mercado.
Já o Pão de Açúcar contará com nove atletas nos Jogos Pan- Americanos e os patrocínios no esporte já estão sendo utilizados na comunicação interna de sua lojas junto aos consumidores. Nas unidades, televisores e panfletos estamparão a imagem dos atletas junto àmarca da companhia, e as páginas da empresa nas redes sociais acompanharão seus desempenhos durante a competição. Por não ser patrocinadora oficial, o Pão de Açúcar ressalta que a comunicação realizada não inclui a inscrição “Jogos Pan-Americanos”.
Veículo: Brasil Econômico