Assolan e Assim são separadas para venda

Leia em 2min 10s

A Hypermarcas voltou a negociar a venda das operações de alimentos e de higiene e limpeza e os negócios podem ser adquiridos separadamente, conforme apurou o Valor ontem.

A Flora Produtos de Higiene e Limpeza, do grupo JBS, tem interesse em comprar as operações da Assim e MatInset. Já a Química Amparo, que controla a marca Ypê, pode ficar com a Assolan. As conversas continuam entre as partes e ainda não há nada fechado. Mas é possível que o anúncio da venda aconteça nos próximos dias. As companhias não se manifestam sobre o assunto.

Em maio, o Valor antecipou o interesse da Hypermarcas em se desfazer dos ativos e, em agosto, informou que a companhia havia desistido do plano de venda por conta das ofertas consideradas aquém do valor pretendido pela empresa.

No início desse processo, quatro empresas tinham maior interesse em adquirir os ativos de higiene e limpeza - Reckitt Benckiser, SC Johnson, Química Amparo e a Flora. Esta última tem sido mais agressiva na negociação, mas não teria conseguido, até o momento, fechar a compra também da Assolan por conta da soma alta que envolveria a venda dos dois negócios juntos (Assim e Assolan).

No caso da Etti, as companhias interessadas no negócio são Bunge Alimentos, Campbell e McCormick. Essas duas últimas não possuem fábricas no Brasil e a aquisição da Etti seria a porta de entrada das duas companhias americanas no país. Além das marcas Etti e Salsaretti, a compradora ficará com a unidade de produção em Araçatuba (SP).

As conversas entre as partes voltaram a acontecer nas últimas semanas, por conta de uma movimentação maior dos compradores. "A crise financeira assustou um pouco as empresas, e elas acabaram jogando para baixo as primeiras ofertas feitas meses atrás", disse uma fonte próxima à negociação. "Mas algumas procuraram de novo a Hypermarcas com propostas melhores e o assunto voltou à mesa", disse.

De acordo com pessoas próximas à companhia, a expectativa é que a venda dos dois negócios atinja valores de R$ 500 milhões a R$ 600 milhões, no máximo. As negociações são parte do plano de consolidação da Hypermarcas que ganhou força ao longo deste ano.

A empresa quer focar os negócios nas áreas de medicamentos e higiene pessoal. A companhia está investindo num processo de integração das operações e foco em geração de caixa. Dessa forma, ela interrompeu o processo de compra de novos negócios, como já havia ressaltado em maio, e passou a focar as atividades em ganhos de sinergia e redução de custos internos.



Veículo: Valor Econômico


Veja também

Rhodia planeja exportar tecidos inteligentes para a Europa

A Rhodia está se estruturando para levar os tecidos inteligentes produzidos no Brasil para o exterior. Segundo af...

Veja mais
Fiorucci, de "patinho feio" a principal foco da Greenwood

O grupo Greenwood fabrica cosméticos para grandes empresas, como Hypermarcas, Lojas Renner e 3M. São 16 mi...

Veja mais
Kraft volta a investir na marca Royal

A centenária marca Royal, de fermento e sobremesas em pó, é uma incógnita na vida da Kraft B...

Veja mais
Jussara diversifica e atua no setor de saúde

A Jussara, empresa do setor de Laticínios sediada em Patrocínio Paulista, na região de Franca, inic...

Veja mais
Brasília recebe novo congresso internacional de redes varejistas

Com patrocínio do Banco do Brasil, Petrobras e Sebrae entre outros, a Região Centro-oeste receberá ...

Veja mais
Alimentação fora do lar cresce e gera demanda por delivery

A procura por alimentação feita por meio de entrega (delivery), seja em casa ou no trabalho, é uma ...

Veja mais
Atacadão fecha 11 lojas de eletroeletrônicos

José Roberto Mussnich, diretor geral da rede, diz que divisão não vinha agregando valor para a rede...

Veja mais
Produção de tomates sem resíduos de agrotóxicos

Tecnologia desenvolvida pela Embrapa Solos deixa frutos mais saudáveis mesmo com o uso de produtos químico...

Veja mais
Leite dá maior retorno no Sul do país

Atividade produtiva rende três vezes mais do que o arrendamento da terra.Para avaliar o custo de oportunidade do p...

Veja mais