Comerciantes estimam aumentar vendas em até 40% durante o verão - Walmart pretende empregar 600 pessoas para atuar nas praias
Os turistas ainda não chegaram nas praias do Litoral gaúcho, mas o comércio já se prepara para atender à demanda de veraneio. Muitas lojas iniciaram processos de seleção de trabalhadores temporários para suas unidades e os empresários estão otimistas, calculando aumento das receitas das vendas de verão em até 40%.
Desde o início do mês, a rede de farmácias Panvel está contratando profissionais para fechar as 130 vagas disponíveis para as 17 lojas espalhadas em praias como Tramandaí, Imbé, Cidreira e Torres. Do total de estabelecimentos no Litoral, nove são unidades com funcionamento somente durante o veraneio. De acordo com a gerente de Recursos Humanos da empresa, Vivian Faria Correa, a necessidade de ampliação do quadro de vendedores das lojas fixas e formação de equipes para as unidades temporárias é reflexo da alta na demanda, porém, a rede não revela a estimativa de crescimento em vendas durante a temporada.
Os supermercados também entendem como vantajosa a transferência das operações para o Litoral. Durante a temporada das férias de final de ano, o volume de vendas no ramo supermercadista é alto. Somente a rede Walmart, com cinco unidades em praias gaúchas, estima para este veraneio um crescimento de 12% a 15% em relação a 2010. “Este número não é maior porque hoje em dia o Litoral já tem vida própria”, explica o diretor de operações do Walmart, Elton Brito. Segundo ele, neste ano devem ser contratados cerca de 600 funcionários temporários. A rede ainda irá trabalhar com estruturas extras nas principais unidades, como as de Capão da Canoa, Imbé, Tramandaí, Xangri-lá e Torres, com inclusão de mais caixas e áreas externas especiais para compras rápidas, focadas em bebidas.
Outro setor que se expande nas praias nas férias é o de bares e restaurantes. O empresário Jorge Aita, proprietário do Santo Boteco e do Restaurante Santo Antônio - ambos com funcionamento temporário na Saba, em Atlântida - vai injetar cerca de R$ 40 mil em melhorias, alteração nas decorações e uniformes, e preparação de novos cardápios. “Iniciamos as contratações em agosto e já temos a equipe da praia mais ou menos formada”, diz Aita. Serão destinadas 45 pessoas para suprir a demanda das duas empresas, que abrirão as portas no dia 20 de dezembro.
A migração sazonal para as praias é acompanhada também por lojas de roupas e artigos esportivos. Entre as mais conhecidas do público, a Trópico, com lojas em Xangri-lá e Torres, inicia a seleção de 15 profissionais temporários hoje. De acordo com o diretor de expansão da marca, Gustavo Schifino, serão investidos R$ 200 mil nas duas unidades para implementar adaptações referentes à reforma de posicionamento da marca e crescer 20% no verão.
No ramo de eletrodomésticos, eletroeletrônicos e móveis, a Manlec, que possui lojas permanentes em Tramandaí, Torres e Capão da Canoa, pretende também reforçar o quadro funcional, com aumento de 10% de mão de obra no Litoral. O diretor administrativo da rede, Jorge Cunha, calcula que as vendas cresçam de 30% a 40%.
Veículo: Jornal do Comércio - RS