Empresas já contratam para operações no Litoral

Leia em 2min 40s

Comerciantes estimam aumentar vendas em até 40% durante o verão - Walmart pretende empregar 600 pessoas para atuar nas praias


Os turistas ainda não chegaram nas praias do Litoral gaúcho, mas o comércio já se prepara para atender à demanda de veraneio. Muitas lojas iniciaram processos de seleção de trabalhadores temporários para suas unidades e os empresários estão otimistas, calculando aumento das receitas das vendas de verão em até 40%.

Desde o início do mês, a rede de farmácias Panvel está contratando profissionais para fechar as 130 vagas disponíveis para as 17 lojas espalhadas em praias como Tramandaí, Imbé, Cidreira e Torres. Do total de estabelecimentos no Litoral, nove são unidades com funcionamento somente durante o veraneio. De acordo com a gerente de Recursos Humanos da empresa, Vivian Faria Correa, a necessidade de ampliação do quadro de vendedores das lojas fixas e formação de equipes para as unidades temporárias é reflexo da alta na demanda, porém, a rede não revela a estimativa de crescimento em vendas durante a temporada.

Os supermercados também entendem como vantajosa a transferência das operações para o Litoral. Durante a temporada das férias de final de ano, o volume de vendas no ramo supermercadista é alto. Somente a rede Walmart, com cinco unidades em praias gaúchas, estima para este veraneio um crescimento de 12% a 15% em relação a 2010. “Este número não é maior porque hoje em dia o Litoral já tem vida própria”, explica o diretor de operações do Walmart, Elton Brito. Segundo ele, neste ano devem ser contratados cerca de 600 funcionários temporários. A rede ainda irá trabalhar com estruturas extras nas principais unidades, como as de Capão da Canoa, Imbé, Tramandaí, Xangri-lá e Torres, com inclusão de mais caixas e áreas externas especiais para compras rápidas, focadas em bebidas.

Outro setor que se expande nas praias nas férias é o de bares e restaurantes. O empresário Jorge Aita, proprietário do Santo Boteco e do Restaurante Santo Antônio - ambos com funcionamento temporário na Saba, em Atlântida -  vai injetar cerca de R$ 40 mil em melhorias, alteração nas decorações e uniformes, e preparação de novos cardápios. “Iniciamos as contratações em agosto e já temos a equipe da praia mais ou menos formada”, diz Aita. Serão destinadas 45 pessoas para suprir a demanda das duas empresas, que abrirão as portas no dia 20 de dezembro.

A migração sazonal para as praias é acompanhada também por lojas de roupas e artigos esportivos. Entre as mais conhecidas do público, a Trópico, com lojas em Xangri-lá e Torres, inicia a seleção de 15 profissionais temporários hoje. De acordo com o diretor de expansão da marca, Gustavo Schifino, serão investidos R$ 200 mil nas duas unidades para implementar adaptações referentes à reforma de posicionamento da marca e crescer 20% no verão.

No ramo de eletrodomésticos, eletroeletrônicos e móveis, a Manlec, que possui lojas permanentes em Tramandaí, Torres e Capão da Canoa, pretende também reforçar o quadro funcional, com aumento de 10% de mão de obra no Litoral. O diretor administrativo da rede, Jorge Cunha, calcula que as vendas cresçam de 30% a 40%.


Veículo: Jornal do Comércio - RS


Veja também

Hypermarcas vende parte da área de limpeza

Marca de sabão em pó e outros produtos entram na aquisição feita pela Flora, do JBSO grupo H...

Veja mais
Mexicana Femsa quer expandir negócios no Brasil

O grupo estuda abrir a sua rede de conveniências Oxxo no país e quer inaugurar fábrica de refrigerad...

Veja mais
Consumo de agroquímicos

Apesar do avanço da produção orgânica, a produção agrícola continua usan...

Veja mais
Azeite Andorinha cresce 41% no mês de setembro

A marca teve o melhor desempenho de sua história e supera o mercado nacional de azeites   ...

Veja mais
Pessoas físicas compram mais no atacado para baixar custos

Engana-se quem acha que a procura pela compra coletiva cresce apenas no meio virtual. No setor atacadista, que espera fe...

Veja mais
Brasileiro avalia melhor produto nacional

Uma pesquisa da Ipsos Public Affairs, encomendada pela Federação das Indústrias do Estado de S&atil...

Veja mais
Fiscalização para quem vende a granel

Tem sido cada vez mais comum encontrar estabelecimentos comerciais que aderiram à comercialização d...

Veja mais
Carrefour testa conceitos do Planet no país

O Carrefour decidiu fazer mudanças no formato de suas lojas de hipermercados no Brasil. Conforme o Valor apurou, ...

Veja mais
Hypermarcas anuncia hoje venda da Assim e MatInset para Flora

A Hypermarcas deve anunciar até o fim da manhã de hoje a venda das operações da Assim e da M...

Veja mais