Para 2012, a grande aposta da Coop – Cooperativa de Consumo será o comércio eletrônico e embora os estudos estejam bastante avançados para a sua implantação, ainda faltam alguns pontos a serem definidos no seu plano estratégico.
Segundo Celso Furtado, gerente de Marketing da Coop, o comércio eletrônico será implantado por ondas, envolvendo algumas categorias, como eletrodomésticos, eletrônicos, drogaria e alimentos.
“Nossa estratégia num primeiro momento é ampliar ainda mais o mix de serviços diferenciados para a família dos cooperados e, posteriormente, expandi-los para regiões que ainda não tenham lojas físicas da Cooperativa. Não podemos esquecer também que o comércio virtual reforçará nosso trabalho de rejuvenescimento e modernidade da imagem da Coop”, explica Furtado.
O e-commerce atenderá cooperados e não cooperados e a previsão é que em cinco anos, este serviço possa estar posicionado entre as três primeiras lojas da rede em termos de faturamento.
Outro aspecto importante que deve ser considerado como um forte pilar para este serviço refere-se à base cadastrada e gerenciada pelo programa Gestão de Cooperados, que envolve campanhas de fidelização dos seus 1,5 milhão de cooperados.
“Entrar na área do comércio virtual é mais uma forma de mostrar que a Coop, mesmo completando 57 anos de fundação neste mês de outubro, continua jovem e buscando inovações constantes a fim de acompanhar as novas tendências do mercado varejista”, completa Celso Furtado.
Nos primeiros sete meses de 2011, a Coop apresentou crescimento real (descontada a inflação pelo IPS – Índice de Preços dos Supermercados) de 2,07% em comparação ao mesmo período do ano passado, percentual superior aos 1,48% registrado pela Associação Paulista de Supermercados (APAS).
Perfil da Coop: Possui atualmente 29 unidades de distribuição, localizadas no ABC, São José dos Campos, Sorocaba, Piracicaba, Tatuí e São Vicente e mais de 1,5 milhão de cooperados. Fechou 2010 com faturamento bruto de R$ 1,522 bilhão e registrou sobras (lucro) no valor de R$ 8,426 milhões, retornadas aos seus cooperados de forma proporcional às suas aquisições. No ranking da ABRAS (Associação Brasileira de Supermercados) figura na 13ª posição.
A Coop possui ainda cartão Private Label Coop Fácil em parceria com o Banco Bradesco e uma linha de produtos de fabricação própria (Delícias da Coop), de marca própria (Coop Plus) e também marcas exclusivas por fazer parte da Rede Brasil de Supermercados – RBS.
Fonte: Assessoria de Comunicação da Coop