Para fortalecer presença no país, gigante de produtos de limpeza estuda aquisição de marcas locais e lança novos produtos
O olhar desconfiado que a indústria e o varejo estão lançando sobre o ano de 2012 levam a crer que, na área de produtos de limpeza, a briga entre os fabricantes será de vassouras, pelo que depender da inglesa Reckitt Benckiser. Para aumentar sua participação em um mercado que movimenta por volta de R$ 15 bilhões por ano no Brasil, a gigante que detém marcas como Veja, Vanish, Harpic e Lysol prepara, para 2012, omaior investimento de sua história no Brasil. A Rechit está aqui desde 1924, época em que era conhecida por Reckitt & Colman. “Será um número bastante alto, o maior aporte que já fizemos no país, o que inclui investimento em produção, lançamentos e novas marcas”, avisa Frederic Larmuseau, vice-presidente sênior da Reckitt Benckiser para a América Latina.
Ele explica que a companhia poderá trazer novas marcas ao país e também partir para aquisições de produtos conhecidos no Brasil e na América Latina. Essas compras poderão ocorrer tanto nos segmentos de produtos de limpeza e artigos para higiene pessoal quanto em medicamentos sem prescriação médica.
Dependendo da categoria, a empresa pode se interessar pela marca número dois de categorias que ela lidera. Larmuseau não dá detalhes, mas os exemplos mais óbvios seriam os de limpadores multiuso, como Veja, e alvejantes, como Vanish. “Vamos tentar atrair mais consumidores da classe C com produtos específicos para esta classe social”, avisa o executivo.
Fôlego financeiro Embora a Reckitt não dê pistas de quanto pretende investir no próximo ano, seus últimos aportes em publicidade revelam que 2012 será um ano de grande desembolso para a empresa. Um termômetro da indústria de consumo é quanto ela investe em publicidade por ano.
Pelo Ranking dos 300 Maiores Anunciantes de 2010, divulgado pelo Ibope Monitor, de 2010 para 2009, a Reckitt saltou da 19º posição para a sétima da lista, aumentando sua aposta em 92% e alcançando a marca de R$ 314 milhões no ano passado. Esse aporte a colocou na frente da Fiat e R$ 30 milhões abaixo do Bradesco no ranking. Em março deste ano, só para lançar a nova versão do alvejante Vanish com ação bactericida, a Reckitt anunciou um investimento de R$ 25 milhões.
Se contar a ampliação de linhas de produção, lançamento de novas marcas e até mesmo aquisições, o ano de 2012 tende a ser um marco na história da Reckitt no Brasil. Isso deve explicar a expectativa de Larmuseau de aumentar as vendas da operação brasileira em 20% no próximo ano. “Não dá para saber agora o que acontecerá no próximo ano, mas estamos otimistas.” Os últimos dois anos foram muito bons para a Reckitt. Larmuseau disse que a empresa deve fechar 2011 com crescimento de 20%.
Veículo: Brasil Econômico