Ao mesmo tempo que deixou de pressionar os supermercadistas nas negociações de compras de produtos para o Natal, a BRF Brasil Foods dá sinais de que a produção de alguns itens regulares, ou seja, daqueles vendidos todos os dias do ano, enfrenta problemas. Há cerca de três meses, a entrega da tradicional margarina Doriana está comprometida em alguns supermercados.
“Ficamos sem estes produtos de agosto a outubro. Agora eles voltaram a entregar, mas mesmo assim, em pequenas quantidades”, diz Antonio Souza, gerente da rede Futurama. Ele também se surpreendeu com uma mudança na embalagem. “A descrição do produto mudou de margarina para creme vegetal”, afirma. No supermercado Faixa Azul, localizado na cidade de Embu (SP), a margarina também demora para ser reposta pela BRF Brasil Foods. “Estamos com muita ruptura deste produto. Além disso, a composição dele também foi alterada. Meus funcionários disseram que o sabor da Doriana está mais fraco”, diz Milton Gonçalves Silva, proprietário do Faixa Azul.
Diferenças
O creme vegetal não é adequado para uso em receitas preparadas no fogão. Isto porque quando algumas substâncias presentes no produto são aquecidas, transformam-se em componentes considerados prejudiciais à saúde. Porém, o creme vegetal é uma opção menos calórica do que a margarina. Para ter a fusão das marcas Perdigão e Sadia aprovada pelo Conselho Administrativo de Defesa Econômica (Cade), a BRF Brasil Foods precisa se desfazer das marcas Doriana, Rezende, Wilson, Patitas, Tekitos, Light Ellegant, Escolha Saudável, Fiesta, Freski, Delicata e Confiança. Mas a companhia se comprometeu manter o abastecimento e a qualidade dos produtos até que as marcas sejam adquiridas por outra empresa. Procurada, a BRFoods não se manifestou sobre o tema.
Veículo: Brasil Econômico