Marcas gaúchas ganham destaque no Carrinho Agas

Leia em 2min 30s

Do total de categorias do troféu Carrinho Agas 2011, 60% contemplam marcas gaúchas nesta edição. Concedido pela Associação Gaúcha de Supermercados (Agas), o prêmio será entregue na segunda-feira no Grêmio Náutico União, em Porto Alegre. O prêmio dado a personalidades e empresas que se destacam no fornecimento de produtos, equipamentos e serviços para o setor supermercadista do Rio Grande do Sul chega à sua 28ª edição distinguindo 30 vencedores. Entre eles, as marcas Nestlé e Piá se sobressaem por receberem o troféu em mais de uma categoria.

O presidente da Agas, Antônio Cesa Longo, ressalta que o processo de seleção foi conduzido pelo instituto de pesquisas Nielsen Brasil, em parceria com a entidade. "Levamos em consideração não só o faturamento das empresas, mas elegemos aquelas marcas que contemplam os consumidores com produtos de qualidade, proporcionam promoções e possuem logística de entrega adequada, em um cenário onde a distribuição para o setor é em grande parte deficiente", diz. Ele ressalta que o formato do Carrinho Agas permite que os prêmios sejam disputados entre grandes multinacionais e pequenas marcas regionais. "Independentemente do tamanho, as empresas mais ágeis são as que mais prosperam em nosso segmento."

Neste ano, os principais diferenciais da premiação são os troféus destinados aos lançamentos de produtos do ano, nas seções de perecíveis, de bazar e de mercearia, e o retorno da categoria Mulher Supermercadista, cuja distinção desta edição é para Elzina Pfitscher, matriarca do Supermercado Gecepel, com cinco lojas em Porto Alegre.

A Perdigão é a grande vencedora da categoria de alimentos congelados, que, segundo Longo, vem crescendo a cada ano. Outra categoria que representa grande consumo entre os gaúchos, a de matinais e farináceos, tem crescido cerca de 20% por ano. Neste caso, a Nestlé levou a premiação, sendo ainda agraciada nas categorias Chocolates e Lançamento do Ano - setor de Mercearia.

As cooperativas gaúchas também mostraram força na atuação industrial. Vencedoras desta edição, respectivamente nas categorias Melhor Fornecedor de Alimentos Refrigerados e Melhor Fornecedor de Laticínios, a Piá e a Santa Clara já acumulam, juntas, 11 premiações na história do Carrinho Agas. Entre as representantes do Estado, duas companhias destacadas por seu histórico de conquistas são a Girando Sol, com 14 troféus, e a Oniz Distribuidora, com 11 premiações - 10 delas consecutivas. Outra gaúcha em evidência é a CBS Alimentos, que receberá nesta edição seu quinto troféu consecutivo por Sucos Prontos.

Estimando um crescimento acima de 10% nas vendas de final de ano entre os supermercadistas, Longo diz que o prêmio ocorre em boa hora, mas pondera que o setor está preocupado com o prazo estipulado para a adoção do selo do IPI para vinhos e espumantes, previsto para 1 de janeiro. "Nossa expectativa é de comercializar cerca de 8 milhões de espumantes até o final de dezembro, mas o receio é que 40% dos vinhos e espumantes que estão expostos em supermercados estão sem este selo e correm o risco de serem retirados das gôndolas", desabafa.

 
Veículo: Jornal do Comércio - RS


Veja também

Crescimento das exportações de arroz estimula cadeia produtiva

A expectativa de o Brasil se consolidar como uma plataforma de exportação de arroz começa a mudar a...

Veja mais
Serviços e informais puxam queda na renda

A queda de 0,3% no rendimento médio real de outubro - frente a igual mês do ano passado - surpreendeu e ref...

Veja mais
Sam's Club abre 3ª loja na região

Consumidores disputando TVs LCD de 40 polegadas vendidas por R$ 998 foi a cena que marcou a inauguração do...

Veja mais
Preço da cesta básica fica estável nesta semana

O custo médio da cesta básica na região é de R$ 368,54 nesta semana. Em comparaç&atil...

Veja mais
Yakult investirá R$40 milhões para ampliar unidade no interior de São Paulo

A Yakult do Brasil vai investir R$ 40 milhões na ampliação de sua fábrica em Lorena (SP). A ...

Veja mais
Jasmine investe R$ 780 mil no projeto global para renovação da marca e da identidade visual

  A Jasmine Alimentos estreia neste mês sua nova linha de embalagens, resultado de um investimento de R$ 440...

Veja mais
Gallo investe mais em mídia

Como parte dos investimentos de R$ 12 milhões para o lançamento de sua nova logomarca e embalagens que pre...

Veja mais
Redes apostam no exterior em tempo de crise

Negociar pontos de venda em outros países, entre os quais os que passam pela crise econômica atual, tem sid...

Veja mais
Sexta-Feira Negra chega a loja brasileira

Pela primeira vez, redes abrem as portas para megaliquidação; descontos chegam a 80% em venda pela interne...

Veja mais