Não foi difícil para o setor de supermercado perceber as vantagens oferecidas pelos shopping centers. Afinal, pode pegar carona em serviços como estacionamento e segurança. Além disso, quem está disposto a percorrer lojas pode aproveitar a oportunidade para fazer uma "comprinhas" em seus corredores.
Não à toa, os supermercado localizados nos centros de compras têm merecido atenção especial. É o caso da unidade do Pão de Açúcar no interior do Shopping Iguatemi, em São Paulo, inaugurada em 2007, com um investimentos total de R$ 8 milhões - cerca de três vezes maior do que o de uma loja de rua, sem contar o preço do terreno.
"Com o projeto do Iguatemi, nossa intenção foi sugerir, inspirar e transformar a rotina das compras em uma verdadeira viagem culinária, inovando a maneira de pensar e produzir as refeições", explica o diretor de operações João Edson Gravata.
Considerado pela rede como uma "loja conceito", o supermercado do Iguatemi tem serviços diferenciados. Gravata explica que a loja adotou o sistema chamado Rfid - que substitui o código de barras --, permitindo ao cliente fazer suas compras apenas com um aparelho que registra os produtos selecionados, sem necessidade colocá-los no carrinho. Estes, por sua vez, são dotados de recursos de navegação. Ou seja, ajudam o cliente a encontrar rapidamente os artigos desejados e permitem prever o valor da despesa. As novidades tecnológicas foram resultado de parcerias com empresas como Microsoft, IBM, Unisys, entre outras, "que investiram no projeto e ajudaram a viabilizar a proposta de integração da modernidade com a simplicidade."
"Além do diferencial tecnológico, a unidade possui uma variedade de produtos especiais, com predominância de importados, premium, ou de pequenos fornecedores, alinhados ao perfil do público frequentador", acrescenta o diretor de operações.
O Pão de Açúcar, que em média investe R$ 2 milhões na abertura de uma loja, injetou R$ 3,9 milhões nos 940 m2 de área de vendas do shopping que, de acordo com Gravata, "trouxe uma nova forma de ver e viver supermercado". O grupo Pão de Açúcar tem também uma loja no Shopping Center Villa Lobos.
Para Claudio Luiz Zaffari, diretor da Companhia Zaffari, não há uma diferenciação acentuada entre um hipermercado de rua e o de shopping. Ele concorda, no entanto, que há mais zelo com os pontos de vendas dentro dos centros de compra. "Nos shoppings, temos um cuidado maior que o normal", afirma.
Com uma rede de 28 supermercados, dos quais seis instalados em malls, Zaffari vê uma enorme vantagem nessa parceria, tendo em vista a redução de custos. "Na loja de rua, é preciso investir na edificação como um todo. Ela precisa ter um estacionamento próprio, o que onera os custos da construção."
A companhia vê um outro ponto positivo nessa parceria. "Cinco dos nossos hipermercados estão dentro de shoppings que nós mesmos administramos. Isso facilita o processo como um todo porque tem uma sinergia bastante organizada desde o projeto inicial", acrescenta. A sexta unidade funciona no Shopping Total, em Porto Alegre, que não pertence à empresa.
Veículo: Valor Econômico