Café da Mantiqueira recebe título de procedência

Leia em 2min 30s

É a segunda região de Minas e a primeira do Sul do Estado a conquistar o selo de indicação geográfica.


Será realizada hoje, em Carmo de Minas, a cerimônia de entrega do registro de indicação de procedência para o café da região da Serra da Mantiqueira, concedido pelo Instituto Nacional da Propriedade Industrial (INPI). O órgão reconhece dois tipos de indicação geográfica: o de procedência (IP) e denominação de origem (DO).

Esta é a segunda região mineira e a primeira do Sul de Minas a obter o selo de indicação geográfica (IG), na modalidade de indicação de orocedência do café. O Cerrado foi a primeira região que recebeu esse status, seguido agora da região da Serra da Mantiqueira, que é composta por 17 municípios.

O Instituto Mineiro de Agropecuária (IMA) realiza, desde 1995, o reconhecimento de origem e qualidade de cafés produzidos em algumas regiões do Estado, como Cerrado e Sul, além dos cafés das Matas e Chapadas. O objetivo é agregar valor e criar um diferencial dos produtos reconhecidos, para que eles ganhem mercado e preço.

A criação da região dos cafés da Serra da Mantiqueira aconteceu em 2006, através de portaria do IMA estabelecendo indicação geográfica protegida para o Sul do estado, com a denominação Região dos Cafés da Serra da Mantiqueira.

A marca geográfica prevista compreende as áreas de produção de café da Associação dos Produtores de Café da Mantiqueira, com sede no município de Carmo de Minas. A região se caracteriza pelas condições climáticas propícias ao cultivo e produção do café, além de uma tradição na produção de cafés especiais. Compete ao IMA oficializar as indicações geográficas no Estado, para fins de validação junto ao INPI.


Suporte - Segundo o diretor-geral do IMA, Altino Rodrigues Neto, o selo concedido pelo INPI é importante para que os produtores mineiros ganhem mercado com a agregação de valor ao produto. "E atesta para o consumidor que o produto em questão possui propriedades de origem e qualidade diferenciadas", completa.

Rodrigues ressalta, ainda, o trabalho de reconhecimento de origem de diversos produtos mineiros que o IMA executa. "Esse reconhecimento dá importante suporte aos produtores rurais, contribuindo para o desenvolvimento econômico das regiões produtoras de cafés e de outros produtos mineiros", ressalta.

O IMA já reconheceu outras seis regiões produtoras de café, além dos cafés das Terras Altas e do Alto Paraíso (ligado à cooperativa de São Sebastião do Paraíso) e de produtos artesanais da região Noroeste do Estado, denominados Dom de Minas, ligado à agricultura familiar.

Além disso, o instituto já reconhece no Estado a denominação de origem para o própolis verde, envolvendo mais de cem municípios mineiros, cuja DO pertence à Federação de Apicultura do Estado de Minas Gerais.

Outros trabalhos de indicação geográfica englobam os queijos artesanais das regiões do Serro, Cerrado, Canastra, Araxá, Alto Paranaíba e Campo das Vertentes.



Veículo: Diário do Comércio - MG


Veja também

Novo hipermercado aquece o comércio em Araraquara

Região tende a crescer economicamente, diz secretário de DesenvolvimentoA inauguração do hip...

Veja mais
Comércio eletrônico apresenta deflação de 9,6% no ano

Os preços ao consumidor no comércio eletrônico caíram 9,6% no período de janeiro a nov...

Veja mais
Varejo anuncia redução de preços

Vendas do setor devem ficar mais aquecidas neste Natal em função da redução do IPI.O varejo ...

Veja mais
Para evitar gargalo, caminhão exclusivo

A Nova Pontocom, empresa formada pelos negócios online de Ponto Frio, Casas Bahia e Extra, decidiu traçar ...

Veja mais
Moinho contesta restrições às importações de trigo

O presidente do Moinho Pacífico, Lawrence Pih, acredita que é inviável criar salvaguardas à ...

Veja mais
Perdida entre as marcas

Destaque de alta na bolsa nos últimos anos, as ações da Hypermarcas estão entre os pap&eacut...

Veja mais
Dell expande presença em redes de lojas populares

A Dell quer ampliar a presença de seus produtos em redes populares de comércio do Brasil. Segundo a compan...

Veja mais
Center Norte pede prorrogação à Cetesb

A empresa Center Norte S.A. Construção, Empreendimentos, Administração e Participaç&a...

Veja mais
Holanda quer mercado de lácteos brasileiro

O ministro da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, Mendes Ribeiro Filho, recebeu uma comitiva presidida pelo mi...

Veja mais