Empresas preveem 15% de aumento nas vendas

Leia em 2min 20s

Com perspectiva de redução de preços em cerca de 10%, as maiores redes prometem campanha para atrair consumidor já neste fim de semana


Convidados VIPs do governo para o anúncio de estímulo à economia, ontem, representantes do varejo e da indústria traçaram prognósticos de aumento das vendas em até 15%, redução dos preços acima de 10% e prometeram fazer megacampanhas de marketing no fim de semana. Lojas cheias representam aumento de encomendas, o que anima as fábricas e aquece a economia. "Dos setores da economia brasileira, a indústria é a mais afetada pela crise internacional", resumiu o ministro da Fazenda, Guido Mantega.

A concorrência acirrada entre as companhias no primeiro dia do mês do Natal demonstrou a avidez com que o comércio tentará agarrar a oportunidade para ampliar o máximo das vendas na melhor data do ano para o setor. No Ponto Frio, por exemplo, um banner indicava para os consumidores virtuais a lista dos produtos que teriam seus preços reduzidos por causa das alíquotas menores. O mesmo pode ser verificado no site da rede de supermercados Extra.

O Walmart enfatizou: "saímos na frente com descontos de até 20% em eletrodomésticos". No site do Ricardo Eletro, o convite está direto: "Aqui a redução do IPI já começou. Aproveite!". Essa rivalidade foi cantada pelo presidente da Latina Eletrodomésticos, Valdemir Dantas, na manhã de ontem. Segundo ele, nada impediria que o varejo começasse a liquidação já na quinta-feira, uma vez que a medida incide até sobre os estoques.

Em breve reunião com o ministro Guido Mantega, antes do anúncio, representantes do varejo se comprometeram a lançar uma campanha no fim de semana para propagar a redução do IPI. Depois, a presidente do Magazine Luiza, Luiza Trajano, disse ter certeza de que o comércio agiria rapidamente na redução da alíquota.

A empresária previu uma queda média de 10% a 15% no preço dos produtos e avaliou que as medidas serviriam para evitar um desempenho ruim em dezembro, período que representa 30% do resultado das vendas do ano.

O presidente da Associação Nacional de Fabricantes de Produtos Eletroeletrônicos (Eletros), Lourival Kiçula, projetou um crescimento de 5% a 10% nas vendas no primeiro trimestre de 2012 na comparação com janeiro a março deste ano. Consequência, segundo ele, de uma forte queda de preços. "A redução de 10% vai ser o mínimo que acontecerá lá na ponta", afirmou.

Já o presidente da Câmara Brasileira da Indústria da Construção (CBIC), Paulo Safady, estimou que as medidas devem impactar em R$ 1 bilhão em obras de habitação. Ele ressaltou, porém, que falta ainda o governo dar uma palavra de estímulo ao programa Minha Casa, Minha Vida 2. Mantega também aproveitou para alertar os empresários que acompanhavam o anúncio na sede do ministério. "A economia vai continuar crescendo. Então, vocês preparem os investimentos, porque se não vai faltar produto."



Veículo: Valor Econômico


Veja também

Venda de linha branca retoma fôlego

O varejo não perdeu tempo: três horas depois de o governo anunciar a redução do IPI para linh...

Veja mais
Preço dos eletrodomésticos pode cair até 10%

Medidas de incentivo ao consumo, como a redução do IPI, deve diminuir os valores dos produtos da linha bra...

Veja mais
Justiça proibe associação de refrigerante à vida saudável em propaganda para crianças'

A juíza de Direito Renata Bittencourt Couto da Costa, da vara da Infância e da Juventude da Lapa/SP, proibi...

Veja mais
Macarrão deverá ficar mais barato

O presidente do Moinho Pacífico, Lawrence Pih, disse que a desoneração para o setor será int...

Veja mais
Novo hipermercado aquece o comércio em Araraquara

Região tende a crescer economicamente, diz secretário de DesenvolvimentoA inauguração do hip...

Veja mais
Café da Mantiqueira recebe título de procedência

É a segunda região de Minas e a primeira do Sul do Estado a conquistar o selo de indicação g...

Veja mais
Comércio eletrônico apresenta deflação de 9,6% no ano

Os preços ao consumidor no comércio eletrônico caíram 9,6% no período de janeiro a nov...

Veja mais
Varejo anuncia redução de preços

Vendas do setor devem ficar mais aquecidas neste Natal em função da redução do IPI.O varejo ...

Veja mais
Para evitar gargalo, caminhão exclusivo

A Nova Pontocom, empresa formada pelos negócios online de Ponto Frio, Casas Bahia e Extra, decidiu traçar ...

Veja mais