As padarias e confeitarias de Belo Horizonte estão otimistas em relação às vendas do período natalino, já que a demanda por panetones, cestas e assados aumenta consideravelmente nesta época do ano. A previsão é de crescimento da ordem de 50% nos negócios em relação aos meses anteriores. Em relação a 2010, a expectativa do setor é de expansão de até 10%, de acordo com Associação Mineira da Indústria de Panificação (Amip).
Conforme o presidente da entidade, Antônio de Paula Moreira, as vendas do último mês deste ano devem ser superiores às registradas em dezembro de 2010. Para atender à demanda crescente, as padarias investem no incremento na produção, no treinamento de equipes e ampliação do mix de produtos. "Acredito que neste ano os fatores estão mais favoráveis, com crescimento esperado para mais de 10% em relação aos últimos anos. Com as adaptações que estão sendo feitas, com certeza, a época será um sucesso", disse.
A novidade no mix das padarias este ano fica por conta da expansão da área de rotisseria, que abrange as comidas prontas, feitas na hora e comercializadas no local. De acordo com o presidente da Amip, grande parte dos empreendimentos já está aderindo à tendência e tendo resultados expressivos.
"As pessoas estão abrindo mão de produzir a própria ceia e passando a comprar os alimentos prontos. Acreditamos que o sucesso só não será maior porque ainda não é a maioria de padarias que aderiu a rotisseria ou que tenha adaptado o espaço para isso", explica Moreira.
Mix - Esta é uma das apostas da padaria Boníssima para este ano. Com duas lojas na região Centro-Sul da Capital, as vendas do último mês devem ser, pelo menos, 55% superiores às registradas nos outros meses do ano. De acordo com o gerente Marcelo Silvio de Assis, da Boníssima da Raja Gabaglia, vários itens foram incluídos no cardápio especialmente para a data.
"Ampliamos o nosso mix nesta época para oferecer um melhor serviço ao cliente. Além de produtos tradicionais, fazemos a ceia completa, desde o arroz, ao pernil e lombo assados, a bebidas como vinhos", disse.
Na padaria, além das ceias por encomendas, os produtos tradicionais também têm espaço garantido nas prateleiras, como os panetones diferenciados, as rabanadas e as cestas de Natal, cujos preços variam de R$ 100 a R$ 5 mil. "Este é um mês importante para os negócios do nosso segmento, naturalmente impulsionados pela comercialização de produtos sazonais", analisou.
Euforia - A Padaria Vianney, localizada no bairro Funcionários, na região Centro-Sul de Belo Horizonte, projeta para este Natal expansão nas vendas de, no mínimo, 30% sobre igual período de 2010. Ao todo, o estabelecimento oferece um variado cardápio natalino.
Entre eles, estão os panetones com variados sabores, desde o tradicional ao com recheio de trufas ou frutas, como maracujá. O produto é o responsável pela metade da demanda. Conforme a diretora, Isabella Carneiro Santiago, desde novembro já houve aumento nas vendas, para este mês a expectativa é de crescimento ainda maior.
Para não ter atrasados, a padaria recebe encomendas desde o mês passado. "Tivemos que reforçar a equipe de funcionários, com a contratação de 20 temporários para atender aos pedidos que vão desde cestas estilizadas, em que o próprio consumidor monta a seu critério a ceia completa, com diversas carnes e sobremesas típicas", ressaltou.
Veículo: Diário do Comércio - MG